Tiago Guedes recebeu as insígnias francesas de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, condecorou na semana passada, o Diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, com as insígnias de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.

Florence Mangin evocou o simbolismo desta ação em período de pandemia. “A cultura é uma parte essencial do ser humano. Compreendemos isto ainda mais quando fomos privados dela. A cultura reduz as distâncias entre nós e dá-nos um sentido de solidariedade em tempos de adversidade” disse no seu discurso no Palácio de Santos, em Lisboa, lembrando que Tiago Guedes é “um homem de cultura português que, há muitos anos, dedica toda a sua energia e paixão ao encontro entre os artistas e o seu público”.

A Ordem das Artes e das Letras, uma das principais distinções honoríficas da República Francesa. Destina-se a recompensar personalidades, sem distinção de nacionalidade, que se tenham distinguido, através da sua criação nas áreas artísticas ou literárias ou pelo seu empenho ao serviço da cultura, em geral, e da cultura francesa, em particular. “Ao observar o percurso profissional de Tiago Guedes, conduzido num espírito de abertura ao mundo, fica-se impressionado com a sua fidelidade sem falhas aos artistas franceses, mas também com este homem de convicções e de compromissos claramente assumidos e expressos. De facto, por vezes consideramo-lo como um francês, pois as suas ações encarnam perfeitamente o lema da nossa República ‘Liberdade, Igualdade, Fraternidade’. E isto porque honrar a liberdade de criação, defender a igualdade de oportunidades de expressão e dar um apoio fraterno aos artistas fazem parte do seu trabalho quotidiano” disse a Embaixadora francesa.

Coreógrafo e professor universitário, Tiago Guedes contribuiu amplamente para o movimento da Nova Dança Portuguesa. Fundou também a associação “Materiais Diversos” para promover a investigação e a criação artística e sensibilizar públicos variados para as artes performativas.

Para além de ser Diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes é também Diretor artístico do Festival DDD – Dias da Dança no Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. “Ao longo destes anos, não parou de programar artistas e companhias francesas de dança ou de teatro. Seria uma longa narrativa para vos contar em pormenor a história desta bela colaboração franco-portuguesa” lembra Florence Mangin.

Na Embaixada de França em Lisboa, estava a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o Secretário de Estado da Presidência do Conselho dos Ministros, André Caldas, a Deputada Rosário Gamboa e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, entre várias outras personalidades.

No seu discurso, a Embaixadora francesa resumiu que, sob a direção de Tiago Guedes, mais de trinta artistas, companhias e coletivos franceses foram acolhidos pelo Teatro Municipal do Porto, programados através de cerca de sessenta representações. “Trata-se essencialmente de grandes nomes da cena artística francesa contemporânea, como Philippe Quesne, François Chaignaud, Jerôme Bel, Boris Charmatz, Mathilde Monnier, Maguy Marin, Noé Soulier, mas também La Horde, o Ballet de Lorraine e o Ballet de Lyon, entre outros. No outro sentido, é também Tiago Guedes que é regularmente solicitado pelos festivais franceses quando se trata de acolher espetáculos de dança portugueses.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]