Toulouse: Mário da Ponte é um dos maiores empresários portugueses de França

Mário Pereira da Ponte nasceu em 27 de dezembro de 1950 na Caranguejeira, distrito de Leiria, e chegou a Paris em 1965, com apenas 14 anos de idade. Frequentava à data, em Portugal, a escola comercial, vindo a ingressar em França na escola secundária e mais tarde tirou o BAC com aproveitamento.

Aos 21 anos começa a sua carreira profissional na marca DAF, uma marca que ainda hoje representa.

É nesta etapa da sua vida que abraça um dos projetos que muito o marcou: a presidência da “Associação de Jardins” na região de Paris, sendo também nesta altura que começa a sua ligação ao ténis, primeiramente como praticante e mais tarde o como dirigente de um clube, já na zona de Villemur-sur-Tarn, próximo de Toulouse.

Na marca DAF – o especialista internacional em transportes pesados – manteve-se cerca de 10 anos, sempre na região de Paris. Passada esta etapa, por convite, passa a integrar os quadros da marca Volvo. Era – então com cerca de 30 anos – o responsável pela Administração do Departamento de Vendas da marca Sueca na região de Paris.

Em 1989 decide arriscar e ser empreendedor.

É em Toulouse que, com 10 funcionários, começa a sua nova etapa como empresário, transferindo o seu “know-how”, novamente para a DAF, mas agora como proprietário e representante da marca.

Após a abertura de uma loja concessionária em Toulouse, fica também responsável pela representação da marca na região de Paris, tendo a sede na zona de Roissy.

Já no ano 2000, abraça o projeto da representação da marca DAF em Lyon, e em 2005 compra a operação na cidade de Marseille, tonando-se proprietário e responsável por todo o Sul de França e região de Paris.

Em 2009 vende a operação em Paris, focando o seu mercado em todo o sul de França e mais tarde em Portugal. A sua representação possui neste momento 15 oficinas de reparação em todo o sul de França e 9 concessionários com todas as valências, com algumas das maiores operações a situarem-se nas cidades de Toulouse, Marseille e Lyon.

Há cerca de 7 anos compra a empresa “Escaliers Dumas”, empresa especializada na construção de escadas de madeira e metal. Esta empresa possui duas unidades, uma na região de Ariège, em França, com 17 empregados, e outra unidade na região de Mora, no Alentejo, com 15 empregados.

Em janeiro de 2014 surge uma nova etapa empresarial, sendo convidado pela marca DAF a ser o representante em toda a região centro de Portugal, convite que aceita de imediato dada a sua paixão por Portugal, criando de imediato 7 postos de trabalho na região de Leiria. Esta presença em Portugal, ascende hoje a uma cobertura de Lisboa, ao norte do país.

O volume de negócios anual da empresa ascende a cerca de 180 milhões de euros e, nas 9 concessões estrategicamente posicionadas no sudoeste – nas regiões Midi-Pyrénées, PACA, Rhône-Alpes, Pays Basque, Languedoc-Roussillon e Aquitaine – emprega cerca de 200 colaboradores, muitos deles Portugueses, claro.

O grupo centraliza-se na comercialização de veículos industriais novos e usados – mais de mil camiões novos vendidos e mais de 700 usados – o aluguer de veículos industriais, contratos de reparação e manutenção de camiões, oficina de reparação veículos industriais de todas as marcas, mas também a comercialização de peças para camiões e pronto-socorro 24h/24, durante 7 dias por semana. Mais de 30 mil camiões já passaram pelas oficinas do grupo (dados de 2013).

Em jeito de balanço de vida, Mário da Ponte agradece “aos meus pais por tudo o que me transmitiram. Sinto-me feliz por hoje lhes poder demonstrar o que construí graças ao seu esforço. O meu maior orgulho, a par desse, é estar hoje a transmitir o negócio aos meus filhos, juntamente com todos os ensinamentos que obtive dos meus pais”.

Atualmente é o filho Julien da Ponte que lidera a empresa, com sede em Toulouse, mantendo-se o pai, Mário da Ponte, muito próximo no dia a dia, mas numa fase diferente da vida, uma vez que entretanto passou à condição de reformado.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]