LusoJornal | Manuel André

Toulouse: Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas entrevistada pela rádio Occitania

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Em visita a Toulouse desde segunda-feira, dia 4 de outubro e depois do encontro com Miguel Costa, Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, dos funcionários consulares, dos membros do Conselho consultivo da área consular, da Conselheira das Comunidades Carolina Amado e da inauguração da nova Delegação para a Occitanie da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, foi convidada por Edgar Rosendo, animador da rádio toulousaine Occitania, a participar na emissão “Lusitânia” em língua portuguesa de quarta-feira dia 6 de outubro, que contou também com a participação da sua Adjunta, Cristina Coelho, do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Mário Gomes, Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux e Miguel Costa, Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, acompanharam as intervenientes durante a entrevista, onde em direto vários temas fundamentais para a Comunidade portuguesa residente na Occitanie foram abordados.

“A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas pertence ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e tem como tarefas, como função, trabalhar com as Comunidades, fazer a ligação das Comunidades a Portugal, perceber quais são os anseios e os projetos, no sentido de desenvolver políticas que vão de encontro a essas expectativas, para ajudar os nossos emigrantes a investir em Portugal”, começou por dizer a Secretária de Estado.

Para além deste tema puramente económico, foram abordadas as questões do voto eletrónico, do ensino da língua portuguesa em França e, claro, a maneira de otimizar os serviços dos Vice-Consulados e Consulados.

Em funções desde 2019, Berta Nunes finalizou a sua intervenção na rádio Occitania apoiando os serviços consulares. “Foi a primeira vez que vim a Toulouse, é uma cidade bastante agradável, muito bonita, embora não tenha saído do centro, depois em relação ao Vice-Consulado, quero aqui publicamente agradecer aos funcionários e ao Vice-Cônsul Miguel Costa, uma equipa muito empenhada e que precisa de facto aqui de um apoio, precisam de mais pessoas, isso é obvio, e vamos fazer esse reforço”.

 

Na foto: Miguel Costa, Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, Cristina Coelho, Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, Mário Gomes, Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e Edgar Rosendo, animador da Rádio Occitania

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]