fpciclismo

Tour de l’Avenir / Rui Oliveira: «Todos juntos podemos vencer»

O Tour de l’Avenir prossegue nesta quinta-feira 23 de agosto com a sétima etapa entre as cidades de Moûtiers e de Méribel numa distância de 35,4 km.

LusoJornal falou com o ciclista português, Rui Oliveira, que fez um balanço das primeiras etapas e abordou os objetivos de Portugal nesta prova reservada aos menos de 23 anos.

Recorde-se que Rui Oliveira entrou sempre no Top-10 nas etapas em linha.

 

Que balanço podemos fazer até agora?

Acho que até agora a prova tem sido positiva. Temos uma Seleção para ir em busca da geral, mas também lutar por etapas. Desde há muitos anos que a nossa Seleção não vinha aqui para discutir as etapas ao sprint. A equipa tem trabalhado bem. É bom estar a discutir esta que é a corrida mais importante do mundo para sub-23.

 

Tem sido positivo o balanço até agora.

O seu adversário principal tem sido o alemão Max Kanter… Ele tem sido bastante forte, é um grande ciclista, mas ainda tenho etapas para lutar pela vitória, eu não vou desistir. Ele é bom, mas eu também sou e tenho de acreditar em mim. Vou acreditar e lutar até ao fim.

 

Portugal tem sentido falta de apoio no pelotão para chegar ao sprint?

Nós temos trabalhado mesmo para chegar ao sprint porque sabemos que a equipa está a acreditar em mim. Eu também acredito que todos juntos, podemos vencer. Mas algumas equipas, admito que não percebo as táticas deles. Eles têm ciclistas rápidos para o sprint mas quando chega a hora da verdade, não trabalham, e é um pouco confuso. Não se pode querer ganhar e não trabalhar. Nós vamos continuar o nosso trabalho com a ambição de chegar à vitória.

 

O que se pode esperar da Seleção agora?

Temos dois ciclistas que podem lutar pela geral, vamos trabalhar para eles ao máximo. Eles podem discutir esta Volta a França. Tudo o que eles conseguirem, é um grande resultado por Portugal.

 

Esta temporada tem sido positiva para o Rui e também para o Ivo, o seu irmão gémeo?

Acho que não nos podemos queixar desta temporada para já. Não tem havido muitas quedas, muitos contra-tempos, e com isso conseguimos provar que podemos estar na discussão das vitórias. Temos provado isso, tanto eu como o meu irmão. Acho que tem sido um saldo bastante positivo nesta época.