Traineira portuguesa apresada em Lorient por pesca de espécies protegidas

As autoridades francesas apresaram uma traineira com pavilhão português, no porto de Lorient, pela pesca de 30 toneladas de atum rabilho e tubarão-sardo, segundo fontes oficiais.
“Detetamos 30 toneladas de atum rabilho e também tubarão sardo, cuja pesca está proibida”, disse à France Presse Kristell Siret-Jolive da Direção do Departamento dos Territórios e do Mar (DDTM, em francês), de Morbihan.
O pesqueiro “Vila do Infante”, de 25 metros, proveniente do porto de Sagres, mas cujo proprietário é de Vila Praia de Âncora, encontrava-se há três semans a 100 milhas náuticas (cerca de 200 quilómetros) ao largo de Lorient, na Zona Económica Exclusiva de França, na costa atlântica.
“Devido à gravidade das infrações, o navio ficou no porto de Lorient. O navio foi apresado e o pescado apreendido”, refere um comunicado do DDTM acrescentando que a multa pelas infrações pode atingir os 22.500 euros.
O atum rabilho é uma espécie protegida a nível internacional, devido ao perigo de extinção.
Em comunicado, o Comité Regional de Pescas Marítimas da Bretanha (CRPMEM) anunciou que pretende processar judicialmente o proprietário da embarcação com pavilhão português. “Estes procedimentos são totalmente contrários às regras da pesca responsável praticadas pelos pescadores profissionais da Bretanha”, sublinha o CRPMEM.
Contactado pela Lusa, o armador António Cunha, proprietário da empresa Baleeira Pescas, Lda., recusou-se a prestar mais esclarecimentos sobre o caso.