Lusa | José Sena Goulão

Universidade de Saint Denis: Homenagem às vítimas portuguesas e espanholas do nazismo foi adiada

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, já não estará em Paris esta quarta-feira porque a exposição que vinha inaugurar na Universidade Universidade Paris 8 Vincennes Saint-Denis foi adiada “dado o contexto atual e incógnita quanto à sua evolução” explicou Cristina Clímaco ao LusoJornal.

Augusto Santos Silva vinha a França inaugurar a exposição «Travailleurs portugais et espagnols dans le IIIème Reich (1940-1945)» e para participar na mesa-redonda sobre este mesmo tema, prevista esta quarta-feira, dia 22 de março, na «Maison de la Recherche» da Université de Paris 8, em Saint Denis.

Esta é uma exposição que levanta o véu de um assunto praticamente desconhecido até agora da II Guerra mundial e presta homenagem às vítimas portuguesas e espanholas da barbárie nazi.

Para além de Augusto Santos Silva, estavam previstas as participações, entre outros, do historiador Fernando Rosas, Coordenador do projeto Forced, de Fernando Martínez López, Secretário de Estado Espanhol para a memória democrática, de Juan M. Calvo, Presidente de Amicale de Mauthausen (Espanha) e de Paulo Marques, Presidente da associação Cívica.

Segundo a historiadora Cristina Clímaco, principal organizadora do evento, a exposição “foi adida por não se encontrarem asseguradas as condições de acolhimento do público, assim como de prestar às vítimas portugueses e espanholas do nazismo uma homenagem condigna” disse ao LusoJornal.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]