Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Comunidade

 

Setecentas e nove mulheres de sete países – 22 das quais de França – vão exibir a “chieira” de ser Mordomas no desfile da Romaria d’Agonia, que dia 18 percorrerá as principais ruas de Viana do Castelo, número considerado um “recorde”, segundo a organização.

Das 709 mulheres inscritas para o desfile da Mordomia, com uma média de idade de 32 anos – mais uma centena face à edição de 2019 – além de Portugal, registam-se participações de França (22), do Luxemburgo (13), Andorra (11), Reino Unido (2), Espanha (1) e Suíça (1). “É um número impressionante que nos deixa orgulhosos, pelo interesse que o desfile cada vez mais desperta nas mulheres de Viana do Castelo, mesmo aquelas que hoje não vivem cá ou simplesmente se identificam com as nossas tradições, perpetuando-as”, afirmou o Presidente da Comissão de Festas, António Cruz. “Mesmo de Portugal, vamos ter participantes de distritos como Lisboa, Braga, Viseu, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra ou Bragança. É um desfile do melhor que temos em Viana do Castelo, ao qual dão rosto mulheres de todo o país e do estrangeiro”.

O desfile da Mordomia é um dos principais e mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, com centenas de mulheres trajadas e ouradas a desfilar ao longo de cerca de duas horas pelas ruas da cidade de Viana do Castelo. De acordo com as inscrições, “os trajes mais representativos no desfile serão o à Vianesa da Ribeira Lima Vermelho, o à Vianesa de Geraz do Lima e o de ‘Mordoma Preto Colete Vela Votiva”. Como habitualmente, o desfile da Mordomia integra ainda mulheres trajadas da Ribeira vianense, trajes de Morgada e de Lavradeira Rica, de Mordoma, e à Vianesa representativos de todas as freguesias do concelho.

O desfile, que se realiza desde 1968, estabelece os 14 anos como idade mínima de participação, a ausência de maquilhagem ou unhas pintadas ou de gel, a obrigatoriedade de uso de peças de ourivesaria tradicional portuguesa e de trajes tradicionais de Viana do Castelo.

 

Donativos LusoJornal
X