Vila Nova de Famalicão passa a ter Gabinete de Apoio ao Emigrante de 2ª geração

Esta semana, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, participou na cerimónia de assinatura de mais um Protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para a criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de 2ª geração naquele concelho.

O evento teve lugar na sexta-feira passada, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o Presidente da Câmara, Paulo Cunha, congratulou-se com esta nova valência vocacionada para a Diáspora do concelho e aproveitou para lançar o projeto “Famalicenses pelo Mundo”. “Queremos encurtar distâncias em todos os sentidos. Aproximando os famalicenses da sua terra através da partilha de informações e de notícias, fortalecendo os laços de pertença, mas também aproximá-los uns dos outros, porque na realidade estão muitas vezes perto, mas sem terem conhecimento, e assim criar condições para que possam ajudar-se reciprocamente, integrando uma rede de partilha de experiências e de promoção de relações de cooperação profissional e empresarial com parceiros do município”.

A plataforma “Famalicenses pelo Mundo” já está disponível a partir do portal oficial do município em www.vilanovadefamalicao.org, dando a possibilidade aos emigrantes de se registarem e se associarem a este projeto comunitário. Para facilitar o contacto e a partilha de experiências e de informações está já também disponível uma página na rede social Facebook com o nome Famalicenses no Mundo.

Com a assinatura deste Protocolo, o GAE de Vila Nova de Famalicão, criado em 2009, passa a dispor de novas valências de aconselhamento aos utentes sobre matérias relacionadas com investimento em Portugal, em articulação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID).

José Luís Carneiro confirma que esta nova geração de Gabinetes de Apoio ao Emigrante pretende acrescentar novas funções no âmbito do investimento e da economia. “Até agora estes Gabinetes tinham uma função essencialmente social, apoiando nomeadamente no que diz respeito à recuperação de pensões e subsídios, também na formação, reconhecimento e validação de competências educativas, assim como na importação de bens pessoais. A partir de agora, os Gabinetes vão inserir uma unidade de apoio ao investidor da diáspora, assumindo funções económicas e apoiando e promovendo o investimento”.

O Governante destacou a “força da diáspora na internacionalização económica e na atração de investimento estrangeiro”, fazendo a ligação com as exportações e com o turismo. “As exportações crescem mais para os países onde existem comunidades portuguesas, sendo um motor de internacionalização do país”, por outro lado “os portugueses no estrangeiro são uma força motriz de atração de investimento que se verifica também no setor do turismo, com cerca de 25 por cento dos que visitam Portugal com ascendentes portugueses”.

José Luís Carneiro adiantou ainda que “o contributo da diáspora para a capitalização do país faz-se também com as remessas financeiras que todos os anos atingem números muitos impressionantes, e que este ano ultrapassaram os 3 mil e oitocentos milhões de euros”, e que “nos últimos dez anos a diáspora transferiu perto de 35 mil milhões de euros para Portugal”.

Os GAE têm por missão apoiar cidadãos portugueses que tenham estado emigrados, pretendendo responder às questões inerentes ao seu regresso e reintegração nas vertentes social, jurídica, profissional e educativa, entre outras, apoiando, igualmente, os cidadãos que continuam a viver no estrangeiro.

Os GAE prestam ainda apoio aos cidadãos que pretendem iniciar um processo migratório, para que possam sair do país na posse de informação útil sobre o país de destino.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]