LusoJornal / Tony Inácio

Villeneuve-les-Maguelonne: 5° Festival de folclore em tarde de sol escaldante

Cinco grupos de folclore – Saudades de Portugal de Montpellier, APPO de Perpignan, Rosas da Primavera de Rives, Lusitanos de Mâcon e Tradições do Minho de Villeneuve-les-Maguelonne – participaram na quinta edição do Festival de folclore da Associação Portuguesa Folclórica do Hérault (APFH), no parque da cidade de Villeneuve-les-Maguelonne (34)

Logo de manhã a agitação era grande, com muitos voluntários a preparar enormes quantidades de frango para o churrasco na brasa, e para os respetivos acompanhamentos. Foi preparado também um espaço com mesas e cadeiras à sombra das árvores do parque.

No início da tarde começou então o Festival propriamente dito, com o discurso de boas vindas da Presidente Fátima Dantas, assim como dos antigos Presidentes da coletividade, nomeadamente o Presidente fundador, José Aguiar Lima, que agradeceu a todos num discurso emotivo. Falou também o Maire da cidade, que visitou o Festival e deixou uma palavra de apreço à Comunidade portuguesa.

Foi oferecida uma recordação a cada grupo e foram colocadas as fitas nas bandeiras respetivas, e depois seguiu-se a dança… com uma predominância de grupos do Minho, numa tarde escaldante de verão.

O Festival terminou com um leilão de angariação de fundos e ao som das concertinas dos diferentes grupos participantes.