Visita de Estudo a Caen da turma de 12º ano da SIP do Lycée International de Saint-Germain-en-Laye

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

 

Na quinta-feira, dia 21 de abril, a turma de Terminale fez uma visita de estudo à região de Caen, organizada pela Secção Portuguesa do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye e acompanhada pelos professores Luís Filipe Pedrosa, Carla Lourenço e Sandrina Ribeiro. O objetivo desta viagem era relembrar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (sobretudo o desembarque do dia 6 de junho de 1944), mas também os acontecimentos mais importantes do século XX.

A partida foi bastante cedo e ao chegar a Caen, por volta das 10h00 da manhã, uma guia juntou-se ao grupo para orientar os alunos na visita ao cemitério americano de Colleville-sur-mer. A guia ajudou a compreender a história do cemitério, destacou algumas pessoas sepultadas ali (como os irmãos Pieper ou Quentin Roosevelt) e explicou a disposição das cruzes e das bandeiras americanas. Após esse percurso de cerca de uma hora, o autocarro dirigiu-se à praia chamada «Omaha Beach» (conhecida pelo nome de «praia sangrenta»), uma das cinco praias utilizadas para o desembarque das forças aliadas. A guia contou a história desta praia e de que maneira sucedeu o desembarque, fornecendo imensos detalhes. No fim da sua explicação, os alunos puderam caminhar pela praia e tirar algumas fotografias.

Depois do incontornável piquenique, a tarde começou com a visita do «Memorial de Caen». Os alunos fizeram muitas descobertas sobre o desembarque do «D-DAY», mas também sobre a história do século XX em geral. De facto, viram dois pequenos filmes. O primeiro contava a história da libertação da França, cujo ponto inicial foi o desembarque nas cinco praias. O segundo era um filme imersivo, no qual podiam descobrir a história do mundo do século XX, ou seja, da Primeira Guerra Mundial até à guerra na Jugoslávia, eventos entre os quais encontraram a Revolução dos Cravos em Portugal e a construção e a destruição do muro de Berlim, por exemplo.

Durante este longo dia, os alunos aprenderam dados históricos muito interessantes. Além disso, foi uma saída muito especial para todos os alunos finalistas da Secçāo Internacional Portuguesa, pois foi a única que realizaram (por causa da pandemia) e durante a qual partilharam a alegria de estar todos juntos e, para mais, vestidos com as sweats da promoçāo T22.

 

Estéban Gaillard

Aluno de Terminale do Lycée International de Saint-Germain-en-Laye

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]