LusoJornal / Jorge Campos

Visita de uma delegação de Fornos de Algodres a Ste Consorce

No fim de semana de 13, 14 e 15 de julho, esteve em Lyon uma delegação da Câmara Municipal de Fornos de Algodres com a qual a Mairie de Ste. Consorce (69), assinou um protocolo de geminação. A delegação era composta pelo Vice-Presidente da Câmara Alexandre Lote, e pelo Vereador Bruno Costa, que estava acompanhado pela esposa Telma Bibarra.

“Estamos aqui a convite da Associação de Geminação de Ste. Consorce, para mais uma vez descobrirmos outras facetas da bela região da cidade de Lyon e de Ste Consorce. Também para participarmos nas festas do 14 de Julho e ainda para reuniões de trabalho com o Maire Jean-Marc Thimonier e com Pascal Didelet, para definirmos novas diretivas e objetivos para um futuro muito próximo” explicou ao LusoJornal o Vice Presidente Alexandre Lote. “A nível do município de Fornos de Algodres, vamos nomear o Vereador Bruno Costa como sendo o futuro interlocutor com o Presidente da Associação de Geminação, Pascal Didelet e com o Presidente da associação portuguesa local ACRJPLO, Serafim Pacheco, para as futuras ações e intercâmbios, no âmbito do ensino, da população, da juventude e dos bombeiros”.

Para além das reuniões de trabalho, o programa destes três dias incluíram ainda visitas turísticas na região de Ste. Consorce e na cidade de Lyon, que foram de “muito agrado” dos membros da delegação portuguesa.

Jantares e almoços reuniram membros da associação, da população e da Delegação portuguesa numa grande convivialidade e também de amizade que dura já há cinco anos.

“Ainda este ano, em março, estivemos em Fornos de Algodres por ocasião da Festa do Queijo e em dezembro de 2018 participámos na festa do centenário da Associação de Bombeiros de Fornos de Algodres, dessa vez com uma delegação de perto de quarenta pessoas” disse Pascal Didelet. “Estamos também a preparar a agenda para este final de ano e para o ano 2020, com visitas e também a programação de obras da casa MFR de Ste. Consorce para 2020 em Fornos e a visita dos alunos do colégio e liceu – Theia-Kina, Laec-tiyi, Enzo, Nils, Camille, Enora e Maelle – que fazem parte do Conselho municipal dos jovens e que são num total de oito. Elas vão visitar a região de Fornos, entre os dias 22 a 28 de outubro, acompanhados pelas respetivas famílias e professores. Foi um encontro muito positivo sobre o plano humano e avançamos a passos largos para melhores e duradouras ações e intercâmbios futuros, entre Ste. Consorce e Fornos de Algodres” concluiu para o LusoJornal Pascal Didelet.

A delegação regressou a Portugal na segunda-feira, pelas 18h00, com o sentimento de boas lembranças e de boas resoluções para o futuro da geminaçao.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]