Italian cyclist of Amore & Vita team Davide Appolonio celebrates after winning the first stage of the 81th CyclingTour of Portugal over 174,7 km between Miranda do Corvo and Leiria, Portugal, 1st August 2019. NUNO VEIGA/LUSA Lusa/Nuno Veiga

Volta a Portugal: Davide Appollonio venceu 1ª etapa, Thibault Guernalec com a camisola branca

O Italiano Davide Appollonio (Amore & Vita-Prodir) venceu a primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta, com o Português Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a manter a liderança.

No final dos 174,7 quilómetros, entre Miranda do Corvo e Leiria, Appollonio foi o mais rápido, cortando a meta em 4:47.08 horas, o mesmo tempo do Português Daniel Mestre (W52-FC Porto) e do compatriota Matteo Malucelli (Caja Rural), segundo e terceiro classificado, respetivamente.

O primeiro atleta francês, Thibault Guernalec, da equipa Arkéa-Samsic terminou no 42° lugar com o mesmo tempo do vencedor. De notar que o Franco-Português Guillaume Almeida, único ciclista lusodescendente, que corre com a camisola da equipa angolana BAI-Sicasal-Petro de Luanda, acabou no 49° lugar com o mesmo tempo de Davide Appollonio.

Samuel Caldeira foi atrasado por queda, mas o incidente ocorreu dentro dos três quilómetros finais, pelo que manteve a liderança, com o mesmo tempo do suíço Gian Frieseck (SRA) e do espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto).

O Francês Thibault Guernalec da equipa Arkéa-Samsic continua no 4° lugar a menos de dois segundos do líder. O ciclista gaulês mantém sobretudo a liderança na classificação da juventude e vai continuar a vestir a camisola branca.

De notar que o Franco-Português Guillaume Almeida, único ciclista lusodescendente, ocupa o 78° lugar a 47 segundos de Samuel Caldeira.

Na sexta-feira corre-se a segunda etapa, a mais longa da 81.ª edição da Volta a Portugal, com 198,5 quilómetros, entre Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria.

 

[pro_ad_display_adzone id=”29966″]