15° Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França já tem data marcada

O 15° Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França e 2° Encontro das Associações Lusófonas, organizado pela Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) vai estar subordinado, este ano, ao tema “O mundo associativo na Europa” e já tem data marcada para 13 de outubro.

A escolha do tema é justificada pela CCPF pelo facto de em 2019 haver eleições para o Parlamento Europeu. “Alguns países escolheram fechar-se ideologicamente” e “o futuro da Europa parece comprometido” diz uma nota da instituição organizadora enviada às redações.

A Coordenação das coletividades portuguesas de França (CCPF) propõe às associações portuguesas e lusófonas de refletirem sobre os desafios da Europa. “Que futuro para a Europa e para que Europa? Que papel querem desempenhar na construção europeia? O que pode trazer a Europa ao mundo associativo? Qual é o lugar da língua portuguesa e das culturas lusófonas na Europa?” são alguns dos temas que estarão em debate.

Um dos melhores especialistas portugueses sobre questões europeias, Francisco Seixas da Costa, antigo Embaixador de Portugal em Paris e ex-Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, é um dos intervenientes anunciados pela CCPF. Mas a organização anuncia também intervenções dos historiadores Miguel Guerra e Victor Pereira, da Presidente da Secção da Europa do CCP, Luísa Semedo, do escritor Nuno Gomes Garcia, da Presidente da associação Jeunes Européens à Paris, Adeline Afonso, da Maire Adjointe de Bordeaux, Ana Torres e do Diretor do magazine JG Jumelage/Geminações, Ricardo Lopes.