“202 Champs-Élysées” de Eça de Queirós chega às livrarias francesas

A Éditions Chandeigne lançará a 7 de fevereiro a tradução francesa de “A Cidade e as Serras”, obra póstuma de Eça de Queirós publicada em 1901, um ano depois da morte do escritor na cidade de Neuilly-sur-Seine. Esta é a quarta obra de Eça de Queiroz a ser publicada pela Chandeigne em pouco mais de um ano. Inserida na coleção “Bibliothèque Lusitane Poche”, “202 Champs-Élysées” segue-se a “Le cousin Bazilio”, “Le Mandarin” e “Les Maia”.

“202 Champs-Élysées”, a morada onde vive Jacinto, o protagonista do romance, é uma sátira que compara o vazio da vida das classes altas parisienses com a feliz frugalidade da vida rural do norte de Portugal.

Jacinto de Tormes, um português rico e afrancesado a viver no umbigo do mundo daquele fim do século XIX, tem tudo para ser feliz. O seu apartamento do 202 dos Campos-Elísios está forrado com trinta mil livros e equipado com a tecnologia mais avançada da época, não fosse Jacinto um apologista do que, por aqueles dias, se entendia ser o progresso e a civilização.

Porém, a chegada a Paris de Zé Fernando, um seu amigo de longa data, coincide com a transformação de Jacinto. A vida despreocupada de dândi e os amigos desprovidos de interesse e autenticidade começam a entediá-lo de morte. Jacinto então decide regressar para a sua herdade no norte de Portugal, percorrendo um caminho de redescoberta, tanto de si próprio como do seu país.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20983″]