Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Uma homenagem a Agnès Varda, uma retrospetiva com a presença de Jean Louis Trintignant e sessões com Mia Hansen-Love e Agnès Jaoui constituem a 20ª Festa do Cinema Francês, a partir de outubro, em Lisboa.

De acordo com a programação esta vigésima edição da Festa do Cinema Francês desdobrar-se-á entre “a mais recente produção cinematográfica francesa e os seus criadores e atores”, a recordação de filmes clássicos e a redescoberta de dez obras que marcaram a história do festival.

A Festa do Cinema Francês abrirá a 03 de outubro, em Lisboa, no cinema são Jorge e na Cinemateca, prosseguindo depois, até novembro, por outras cidades portuguesas: Almada, Setúbal, Coimbra, Porto, Portimão, Leiria e Beja.

Este ano, destaque para a homenagem à realizadora Agnès Varda, que morreu em março passado, com a exibição de uma seleção dos seus filmes, incluindo o último, “Varda par Agnès”, e com a presença em Lisboa da filha e produtora, Rosalie Varda.

A organização sublinha ainda a retrospetiva que está a ser preparada sobre o ator francês Jean Louis Trintignant, de 88 anos, convidado para estar presente no dia 12, na Cinemateca, em Lisboa, para o filme “Les plus belles annèes d´une vie”, de Claude Lelouche.

Entre as antestreias previstas contam-se, por exemplo, “Hors Normes”, de Nakache e Toledano, “Fahim”, de Pierre-François Martin-Laval.

A festa abrirá em Lisboa com “Mon Inconnue”, com a presença do realizador Hugo Gélin e da atriz Joséphine Japy.

“Blanche comme niege”, de Anne Fontaine, com Isabelle Huppert, e “La Belle Époque”, de Nicolas Bedos, com Daniel Auteuil e Fanny Ardant, também serão mostrados em Portugal.

Da programação da Festa do Cinema Francês no Porto, sabe-se que Pierre Trividic e Patrick Mario Bernard apresentarão o filme “L’Angle Mort”, no dia 24 de outubro, no Rivoli Teatro Municipal.

Convidados para esta edição estão ainda Mia Hansen-Love, que apresentará “Maya”, Agnès Jaoui, com “Place Publique”, e Nicolas Pariser, por conta de “Alice et le Maire”.

 

Linda de Suza 19/20
Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
7.9
X