LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Hermano Sanches Ruivo


Tinha 8 anos e relembro muito bem esse jantar de família, esse momento que nos reunia todos, o meu irmão Carlos, os meus pais Joaquim e Maria dos Anjos e eu, ao menos uma vez por dia, à volta da mesa e depois, por vezes, raras, em frente da televisão.

Mas nessa tarde, os meus pais estavam preocupados e, depois de um dia de trabalho, nessa quinta-feira 25 de abril de 1974, o regresso a casa trouxe uma nítida mistura de ansiedade e de alegria contida. Tinham ouvido “coisas” durante o dia e ao sair do emprego, nos bastidores do hipermercado Carrefour onde trabalhava o meu pai, ou à saída da fábrica de borrachas Mesnel, onde trabalhava a minha mãe.

Cruzaram amigos ou conhecidos e mesmos alguns franceses comentavam que alguma “coisa” tinha acontecido em Portugal.

A rádio estava acesa, a televisão estava ligada, as próprias janelas pareciam ter ficado abertas em corrente de ar com a porta onde começariam a bater vizinhos. Mais tarde.

A “coisa”… pois nenhum dos nossos lhe deu um nome antes de, no Jornal da noite, se ouvir, pela primeira vez, a palavra “Revolução”.

Ainda ouço – ou quero ouvir – «Une Révolution a eu lieu au Portugal ce matin. Les militaires ont pris le pouvoir. Le Premier Ministre part en exil. La population est dans la rue et… chante en brandissant des Œillets!».

Toda a noite deles, curta, e parte da nossa, ouvimos o zunzun dessa palavra, descobrimos «Grândola Vila Morena», o MFA e… os cravos vermelhos.

.

Hermano Sanches Ruivo

Conselheiro de Paris, Presidente da associação Activa

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.