SECP

3.º Encontro de Investidores da Diáspora será em Penafiel e reunirá mais empresários

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirmou ontem que o terceiro Encontro de Investidores da Diáspora, que vai decorrer em Penafiel em dezembro, será uma oportunidade para a promoção internacional e atração de investimento para o Tâmega e Sousa.

José Luís Carneiro apresentou, na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, em Penafiel, o programa do terceiro Encontro de Investidores da Diáspora, a realizar naquela cidade entre 13 e 15 de dezembro, e no qual o Governo espera a participação do maior número de empresários de sempre.

Ouvido por representantes dos vários municípios do Tâmega e Sousa, território onde José Luís Carneiro presidiu à Câmara de Baião, o agora Secretário de Estado mostrou-se seguro de que o evento a realizar em Penafiel “vai ser um encontro que marcará a consolidação da aposta desenvolvida no âmbito do Gabinete de Apoio ao Investimento da Diáspora”.

O governante destacou a “vontade muito forte” de os autarcas “contribuírem para que esta iniciativa venha a traduzir-se num importante sucesso para a promoção internacional do território do Tâmega e Sousa, mas também para a atração de investimento da nossa diáspora para esta região”.

Na sessão, José Luís Carneiro referiu que, mesmo sem que tenha ainda sido divulgado o programa, já estão registadas 130 inscrições, com origem em 17 países, de quatro continentes. “Os números apontam para um crescimento relativamente aos encontros anteriores”, afirmou.

José Luís Carneiro considerou que “os encontros dos investidores da diáspora são uma aposta ganha”, frisando o crescimento no número de participações desde a primeira edição, que se realizou em Sintra.

“Passámos de 200 empresários, de 35 países em 2016, para 380 empresários, de 38 países, no encontro que ocorreu em Viana do Castelo em 2017”, indicou.

Para o Secretário de Estado, o número crescente de participação “mostra bem o modo como estas iniciativas estão a captar a atenção dos Portugueses que, estando em todo o mundo, olham para estes encontros e para as oportunidades que são capazes de criar”.

José Luís Carneiro referiu depois que aqueles encontros estão “não apenas a dar um contributo decisivo para investimentos que se estão a realizar em Portugal, de norte ao sul do país”, mas também constituem um momento que “tem vindo a criar oportunidades para a internacionalização de micro, pequenas e médias unidades empresarias”.

Aquelas empresas que estão nos territórios locais regionais, acentuou, “encontram nas parcerias criadas nestes encontros alicerces para o seu processo de comércio internacional”. E prosseguiu: “Esse mercado da diáspora portuguesa constitui o primeiro espaço de integração nos mercados internacionais”.

No programa do evento, agora revelado, e que prevê a realização de sete painéis, consta a participação de 13 membros do Governo e representantes de vários organismos estatais ligados ao apoio ao investimento, para além de representantes do mundo empresarial da diáspora, autarcas e elementos da economia social.

A sessão de abertura está marcada para o dia 14 de dezembro, tendo sido anunciada a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Presidente da CIM do Tâmega e Sousa e autarca de Cinfães, Armando Mourisco, e o Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, que será anfitrião do evento, agradeceram a confiança do Governo por ter atribuído àquele território a organização do 3º Encontro de Investidores da Diáspora.

Ambos os autarcas assinalaram que o evento constituirá um momento de afirmação do Tâmega e Sousa, nos contextos nacional e internacional, e uma oportunidade para o território, no sentido de acolher mais investimento empresarial que potencie a sua competitividade.

O evento vai decorrer no Pavilhão de Exposições e Feiras de Penafiel.

 

Programa

 

Quinta-feira, dia 13 de dezembro

17h30 / 19h30

Sessão de Boas Vindas

Cocktail de acolhimento

Credenciação dos participantes e entrega de documentação

 

Sexta-feira, dia 14 de dezembro

9h00

Receção aos participantes, credenciação e entrega de documentação.

 

9h30

Sessão de Abertura

Antonino Aurélio Vieira de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel

Armando Silva Mourisco, Presidente do Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Álvaro Mendonça e Moura, Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros

 

10h30

Introdução Temática:

FOCAR António Barros, Presidente da Assembleia Geral da AEP, anteriormente Presidente da AEP e Presidente da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas/Programa Capitalizar

 

10h45

I Painel – INFORMAR – Instituições e Instrumentos de Apoio ao Investimento

Abertura do painel:

Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes

Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho

Painel de debate com moderação.

Oradores: Compete 2020, AICEP, IAPMEI, Turismo de Portugal, Autoridade Tributária e Aduaneira, Portugal In, Start Up Portugal

 

12h30

Almoço – No recinto do evento.

 

14h00

II Painel – DIVULGAR – Painel de Informação e Divulgação de Oportunidades

Espaço reservado à intervenção de empresários (por seleção prévia) e ao debate com apresentações de projetos e de propostas; de empresas e serviços; de casos e exemplos de investimentos locais e regionais.

 

15h30

III Painel – FORMAR E INOVAR – Competências e Formação

Abertura do painel:

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira

Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita

Painel de debate com moderação.

Oradores: Fundação Ciência e Tecnologia, Direção Geral do Ensino Superior, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Representante da GraPe/Rede dos Graduados e Investigadores Portugueses no Estrangeiro, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Fundação AEP.

 

17h00

IV Painel – TRABALHAR EM REDE – Redes e Serviços

Abertura do painel:

Rede Diplomática e Consular: Embaixadores de Portugal

Painel de debate com moderação.

Oradores: Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Ministério dos Negócios Estrangeiros; Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; Direção de Serviços Regional/DGACCP – Gabinetes de Apoio ao Emigrante; Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID); Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP)

 

20h00

Jantar Oficial do Evento – local a designar

 

Sábado, dia 15 de dezembro

09h30

Reabertura:

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro

 

09h45

V Painel – PROMOVER – Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Abertura do painel:

Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes

Painel e debate com moderação.

Oradores: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte CCDRN; Conselho Empresarial do Tâmega; Associação Portuguesa das indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA); Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal (ATP); Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS); Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN); VALSOUSA – Rota do Românico.

 

11h00

VI Painel – PENSAR LOCAL – Regiões e Território

Abertura do painel:

Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino

Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza

Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel

Painel e debate com moderação.

Oradores: Agência para o Desenvolvimento e Coesão; Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa; Conselho Regional do Norte; Associação Nacional de Municípios Portugueses; Governo Regional dos Açores; Governo Regional da Madeira.

 

12h30

Almoço – No recinto do evento.

 

14h00

VII Painel – DIVULGAR – Painel de Informação e Divulgação de Oportunidades

Espaço reservado à intervenção de empresários (por seleção prévia) e ao debate com apresentações de projetos e de propostas; de empresas e serviços; de casos e exemplos de investimentos locais e regionais.

 

15h30

VIII Painel – AGIR LOCAL – Desenvolvimento Local de Base Comunitária/DLBC e 3º Setor

Abertura do painel:

Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas

Painel e debate com moderação.

Oradores: DOLMEN/Minha Terra; Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto; Cooperativa António Sérgio de Economia Social (CASES); Cooperativa A LORD; UNINORTE; Associação de Desenvolvimento Rural das terras do Sousa (ADER Sousa).

 

17h00

Conclusões e Encerramento

Apresentação das Conclusões do Encontro:

Felisbela Lopes, Professora Associada com Agregação da Universidade do Minho, e Ana Lúcia Brigeiro, Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Encerramento:

José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

 

Informações Gerais e atualizações do programa

www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinetede-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid

Mail: gaid@mne.gov.pt

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]