3ª edição das Jornadas do Livro e da Cultura Portuguesa começa hoje na Feira de Cenon

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

As Jornadas do Livro e da Cultura Portuguesa decorrerão desde hoje, dia 26, até domingo 28 de maio. Organizadas pelo Consulado Geral de Portugal em Bordeaux, este ano terão lugar num espaço atribuído ao Consulado no recinto do “Marché Portugais” de Cenon, no Domaine du Loret. Esta é uma oportunidade para conhecer melhor os livros e os autores da Comunidade portuguesa, com a presença de algumas editoras ligadas aos Portugueses e lusodescendentes residentes em França.

Habitualmente, as Jornadas do Livro são organizadas no Consulado português, ou num espaço próprio cedido pela Mairie de Bordeaux, mas este ano, devido à coincidência das datas com a Feira de Cenon, são organizadas dentro do próprio evento. Isabel Barradas, do Consulado-Geral de Portugal em Bordeaux disse ao LusoJornal que “vamos desse modo ao encontro das pessoas, para propor-lhes através de algumas editoras presentes, inúmeros autores lusófonos e não só, que apresentarão os seus livros e falarão das suas experiências e da maneira como sentem a lusofonia e como a exprimem nas suas obras”.

Hoje, dia 26, às 17h30, inaugura-se a Feira na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e de outras individualidades portuguesas e francesas. Durante esta mesma tarde, no espaço do Consulado, será apresentado o Programa Regressar, os regimes de Segurança Social e a forma como os lusodescendentes podem usufruir dessa proteção.

No sábado, dia 27, terá lugar um debate sobre a literatura portuguesa e lusófona em França, com a participação das diferentes editoras presentes. E no dia 28, será feita a apresentação dos livros “Les Alitenssi et Naquet” de Michel Alitenssi, “La Nation Portugaise ou l’histoire d’une Diaspora juive”, de Manuel Pereira Guimarães, e “Les 140 ans de la Grande Synagogue de Bordeaux” na presença dos autores, que falarão do contributo dos Sefarditas portugueses para o desenvolvimento da região.

Durante todo o fim de semana, haverá encontros com os autores e sessões de dedicatórias. Entre outras editoras, estarão presentes as edições do Douro (criada por António Cardoso), as edições Escampette (criada por Sylvianne Sambor), as edições 14 (criada pelo Comité Sousa Mendes), e as edições Mers du Sud (criada por Manual da Silva).

“O nosso objetivo é promover e difundir ao mais largo público a língua e a cultura portuguesa, e valorizar os autores lusodescendentes, que são muitos e a maior parte das vezes ignorados”, diz Isabel Barradas. “Queremos dar a possibilidade a todos, num contexto completamente diferente do habitual, de folhear um livro, de falar com um autor, de descobrir uma narrativa, de ir ao encontro de um olhar cruzado de palavras, de emoções, de sentimentos, de palavras escritas, da imaginação, da criatividade, de histórias, reais ou imaginárias”.

Paralelamente à Feira de Cenon, e como complemento às Jornadas do Livro e da Cultura Portuguesa, o Consulado português vai apresentar a exposição “Mundos da Lusofonia – Especial Centenários”, na Halle des Chartrons em Bordeaux. Esta exposição, do coletivo de artistas Borderlovers, abre ao público esta sexta-feira e será inaugurada amanhã, dia 27 de maio, na presença de Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Será também uma oportunidade para entregar os prémios aos vencedores da 12ª edição do Concurso de português, “e mais uma vez promover a língua portuguesa, que, como afirmou o engenheiro António Guterres, Secretário geral da ONU, é promotora de entendimentos e conciliação”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]