LusoJornal / Patrícia Guerreiro (arquivo)

81 Expositores portugueses participam na Feira Global Industrie em Paris


O salão anual internacional “Global Industrie”, que vai ter lugar no Parque de Exposições de Paris Villepinte, entre os dias 25 e 28 de março, conta este ano com 81 empresas portuguesas. Este será a segunda maior representação internacional nesta feira, à frente da Itália e Espanha, logo atrás da Alemanha, que tem cerca de 1.200m2 de área de exposição.

“Global Industrie” divide-se em cinco grandes salões: Midest, o salão da subcontratação industrial; Smart Industries, o salão da indústria conectada, colaborativa e eficiente; Industrie, o salão das tecnologias e equipamentos de produção; Tolexpo, o salão das soluções e equipamentos para chapas metálicas e Measurement World, o salão das soluções e equipamentos para medição.

Realizada em alternância anual entre Paris e Lyon, esta é a maior feira dedicada à subcontratação industrial (excluindo têxteis/curtumes e alimentar), aos equipamentos e aos sistemas de engenharia de produção. O certame agrupa um universo importante de empresas envolvidas no processo industrial.

A representação portuguesa, de 81 expositores, é maioritariamente composta por três associações profissionais AIMMAP (49 expositores), AIDA (10 expositores) e ANEME (11 expositores), cobrindo todo o leque da subcontratação industrial: mecânica, corte a laser, trabalho da chapa, serralharia, ferramentas, moldes, fundição, forja, tratamentos térmicos e de superfície, transformação de plásticos e de borracha, cablagens e montagens eletrónicas, estudos e projetos. Juntam-se igualmente empresas construtoras de equipamentos e de soluções de produção (máquinas, linhas de produção automáticas). Estas empresas apresentam o melhor do know-how português nestas áreas, oferecendo uma certificação internacional da produção, do serviço e da qualidade.

Segundo a Delegação da Aicep em Paris, a “Global Industrie” continua uma das maiores feiras profissionais internacionais em França que agrupa cerca de 2.300 expositores de 40 países (40% expositores estrangeiros), contando com cerca de 40.000 visitantes oriundos de 85 países.

Citando dados da AIMMAP, a Aicep Paris diz que “o setor metalúrgico e metalomecânico tem um peso substancial na economia portuguesa. As exportações do sector metalúrgico e metalomecânico em 2023 atingiram um novo recorde de 24 mil milhões de euros, em aumento de 3,9% relativamente a 2022” diz uma nota da Aicep Paris enviada às redações. “Os três principais mercados são Espanha, França e Alemanha. O sector metalúrgico compõe-se de cerca de 23 mil empresas e emprega mais de 246 mil pessoas”.

O Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, vai visitar a feira na próxima terça-feira, acompanhado pelo Diretor da Aicep em Paris, Eduardo Henriques. A feira vai ser inaugurada pelo Ministro Delegado da Indústria, Roland Lescure.