Lusa / Paulo Novais

8ª edição do Fórum de Graduados Portugueses no Estrangeiro decorre esta tarde em Coimbra

Está a decorrer na tarde deste dia 27 de dezembro, a 8ª edição do Fórum de Graduados Portugueses no Estrangeiro, no anfiteatro Pedro Nunes, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

O Fórum GraPE nasceu em 2012, por iniciativa da PAPS (Portuguese American Postgraduate Society) e da PARSUK (Portuguese Association of Students and Researchers in the UK), às quais depois se juntaram a AGRAFr (Associação dos Graduados Portugueses em França), a ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha) e a APEI-Benelux (Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores na Bélgica, Holanda e Luxemburgo).

Trata-se de um evento anual que reúne a diáspora qualificada portuguesa, com o intuito de partilhar experiências profissionais e debater questões cruciais sobre o futuro do país, desde o mercado de trabalho até ao progresso científico. Nas sete edições anteriores, o Fórum contou com oradores de excelência do mundo político, económico, social, científico e académico, com particular relevância para a presença do Presidente da República em 2016.

A 8ª edição 2019 do Fórum GraPE, cujo título é “GraPE: das palavras à ação”, tem um formato ligeiramente diferente de anos anteriores. “Este ano pretendemos envolver a comunidade graduada portuguesa no estrangeiro, bem como os nossos convidados, numa discussão interativa sobre a atual situação da Ciência em Portugal, na sua vertente académica bem como na sua relação com a indústria. Quais os principais desafios que enfrentam a Ciência em Portugal? Que papel tem o associativismo no desenvolvimento científico nacional? Em que áreas se deverá focar o investimento científico para o futuro? Como dinamizar a indústria e o empreendedorismo científico em Portugal? São estas e outras perguntas que o Fórum GraPE 2019 procurará dar resposta, num programa concentrado e interativo no qual contamos com a participação de todos para chegar a sugestões concretas”.

Na sessão de abertura discursaram a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Na sessão de encerramento vai discursar o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]