LusoJornal | Jorge Campos

Portugal voltou a marcar presença nas Festas Consulares de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Neste fim de semana de 11 e 12 de junho, tiveram lugar as já tradicionais Festas Consulares, organizadas pela autarquia de Lyon, na Place de Bellcour.

Cada país com representação diplomática em Lyon decorou o seu stand, recorrendo por vezes ao tecido associativo local, com temas relacionados com a cultura, a língua e o artesanato.

Esta “pequena aldeia mundial” acolheu centenas de visitantes que iam descobrindo o que lhes era proposto, não só em termos de língua e cultura, mas também inúmeras possibilidades de descobertas turísticas de cada país representado.

Entre todos os stands, estavam os de Portugal e do Brasil, com aspetos da lusofonia através do mundo.

Na inauguração esteve presente o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, deslocando-se especialmente de Paris, e o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, acompanhado da esposa.

O Maire de Lyon, Grégory Doucet, cumprimentou e felicitou o Embaixador português, o Cônsul-Geral, assim como a equipa de funcionários do Consulado que desde sexta-feira prepararam a decoração do espaço de Portugal.

Estavam presentes também vários representantes de instituições bancárias instaladas em Lyon, nomeadamente o Banque BCP e o Santander-Totta, assim como os representantes da companhia de seguros Império, recentemente instalada em Lyon. Estavam ainda vários representantes do movimento associativo e outros empresários.

Pela tarde de sábado, a associação Estrelas Douradas ocupou o palco das Festas Consulares com as suas danças e cantares. Cerca de quarenta elementos deste grupo folclórico desfilaram e dançaram, tendo recebido aplausos do público presente.

“Mais uma vez fomos convidados pelo Consulado e este ano pelo Cônsul-Geral André Cordeiro. Gostamos muito de representar o nosso país com a nossa cultura popular, que todos nós, na associação, contribuímos para a manter viva e a transmitir aos nossos filhos” disse ao LusoJornal o Presidente desta coletividade, Belmiro da Cunha. “Brevemente estaremos aqui de novo, mas desta vez a convite da Mairie de Lyon, para representarmos Portugal nas Festas da cidade, participando nos desfiles e também com uma concentração aqui, em Bellcour”.

Este é o primeiro ano, desde 2019, que as Festas Consulares são realizadas aqui em Lyon, na praça de Bellcour. Durante dois anos, devido à pandemia de Covid-19, nada tinha sido organizado. Mas desta vez a população respondeu presente, pois foram centenas de pessoas que visitaram o certame em pleno coração de Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]