
Fernanda Alves, natural de Arcos de Valdevez, volta a apresentar candidatura para renovar o cargo de Maire Adjointe de Cenon (33), na área metropolitana de Bordeaux, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 18 anos no município. A autarca sente que a sua contribuição “ainda não terminou”, sobretudo no atual mandato, no qual pretende consolidar iniciativas dirigidas à juventude, ao associativismo e à cooperação internacional.
Fernanda Alves tem vindo a desenvolver, no seu município, projetos focados na juventude, promovendo a participação ativa dos jovens na comunidade. Entre as principais iniciativas destaca-se o financiamento de metade da Carta de Condução, mediante a realização de 50 horas de voluntariado em associações locais. O programa abrange cerca de 15 jovens por ano e promove a integração de jovens no associativismo, renovando as equipas locais e o apoio a quem enfrenta dificuldades financeiras.
A autarquia apoia ainda o BAFA (Brevet d’Aptitude aux Fonctions d’Animateur), beneficiando anualmente cerca de 24 participantes e contribuindo para a criação de oportunidades de emprego e para a fixação dos jovens na comunidade.
No âmbito da cooperação internacional, o município de Cenon tem reforçado os seus projetos de geminação e Erasmus, promovendo intercâmbios escolares e culturais. A cidade está geminada com Paredes de Coura e mantém uma parceria económica e cultural com Arcos de Valdevez. “Todos os anos há estes intercâmbios. O facto de criarmos estes projetos faz com que tanto professores como funcionários e alunos possam viajar pelo mundo inteiro” afirmou, garantindo a intenção de continuar a expandir estes programas.
Antes mesmo de assumir funções como Maire-Adjointe, já mantinha uma participação ativa junto da Comunidade portuguesa em França, considerando natural a continuidade desse trabalho em articulação com a câmara municipal.
Comendadora da Ordem de Mérito em Portugal e membro do Conselho consultivo da área consular de Bordeaux, Fernanda Alves sublinha o crescente envolvimento dos portugueses: “Cada vez tenho mais portugueses que me procuram. Antes podia dizer-se que procuravam quando tinham dificuldades, mas hoje os portugueses procuram, acima de tudo, para dar apoio”, evidenciando uma integração cada vez mais sólida e positiva dos Portugueses em França, cada vez mais estabelecidos e participativos. “Criou-se uma rede de intercâmbios, comunicação e proximidade com a comunidade e, por isso, não passa uma semana que não esteja em contacto com Portugal”. Destaca ainda o aumento significativo da participação da Comunidade portuguesa nas eleições municipais, integrando na sua lista, além de si, mais dois jovens portugueses.






