Comunidade portuguesa de Châlons-en-Champagne celebra o Santo António com três dias de festa


A Comunidade Portuguesa de Châlons-en-Champagne prepara-se para viver um dos momentos mais importantes do seu calendário cultural. Nos dias 12, 13 e 14 de junho, o Festival de Santo António regressa ao Grand Jard, prometendo três dias de música, tradição, gastronomia e celebração da identidade portuguesa no coração da Marne.

Fundada em 1973, a associação é hoje uma das estruturas lusas mais ativas do departamento 51, dinamizando iniciativas culturais, sociais e folclóricas que reforçam a ligação entre gerações e promovem a cultura portuguesa junto da Comunidade local. Este ano, o responsável do folclore e Presidente da assembleia geral, Jordan Nunes, sublinha o orgulho da associação em manter viva esta tradição e em partilhá-la com o público francês e lusodescendente.

O programa abre na sexta-feira, dia 12, com a inauguração da “buvette” e da restauração, seguida de um baile animado por Mika e Renato. No sábado, 13 de junho, o festival ganha ritmo com o encontro de bombos, reunindo grupos de Patay, do GPR, de Mardeuil e de outras localidades, antes da grande noite musical com o dueto Johnny & Varzia. No domingo, 14 de junho, a partir das 13h30, realiza-se a procissão em honra de Santo António, com saída da igreja Saint Alpin e chegada ao Grand Jard, seguida do tradicional festival de folclore que contará com grupos de várias regiões de França, entre eles Châtenay-Malabry, Talange, Reims, Thiais e Dijon.

Durante os três dias, haverá restauração típica portuguesa, animações e um ambiente familiar que caracteriza este encontro anual. A associação convida toda a Comunidade a participar e a celebrar um dos santos mais queridos da tradição portuguesa.

O Festival de Santo António é, mais uma vez, uma demonstração da vitalidade cultural da Comunidade portuguesa de Châlons-en-Champagne e do seu compromisso em preservar e divulgar as raízes lusas na região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca