LusoJornal / Jorge Campos

A Catequese em português volta à forma presencial em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Na Pastoral católica portuguesa da Diocese de Lyon foi retomada a formação catequética de forma presencial dos jovens portugueses que frequentam estes cursos.

Desde novembro de 2020, após decisão de se cancelarem presencialmente os cursos catequéticos, os jovens portugueses recebiam por mail, no início de cada semana, as fichas de formação.

“A equipa de catequistas, desde o inicio que se propôs dar os cursos desta maneira, o que salvaguardou o ano para todos eles, em especial aqueles jovens que preparavam a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé” disse ao LusoJornal uma das responsáveis da Catequese em Lyon, Isabel Santos. “Esta grande festa, está prevista para o dia 20 de junho, no decorrer da celebração da missa dominical e também da festa da Pastoral que reúne nesse dia todas as Comunidades portuguesas residentes no Grande Lyon”.

A Paróquia de Ste Famille, em Villeurbanne, e os responsáveis da Comunidade francesa, vão receber nesse dia a Comunidade portuguesa nos seus novos locais, após uma grande remodelação e dos quais a Comunidade portuguesa vai poder usufruir no futuro.

“Também estamos a projetar a nossa peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima no mês de maio, que terá lugar – se possível – no dia 8 de maio. Já foram feitas várias propostas, mas esperamos o resultado das normas sanitárias que aplicarão nessa data” informou por seu lado Georgina Santos, responsável da Comissão.

Atualmente há possibilidade de celebrações religiosas, mas com ocupação não superior a 30% da capacidade do templo. A Eucaristia em português na Diocese de Lyon tem sido celebrada com número de assembleias superiores a 150 pessoas por igreja.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]