Galerie Philippe Mendes

A Fondation Custodia de Paris adquiriu quadro de Domingos Sequeira

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

A Fondation Custodia – Collection Frits Lugt, em Paris, adquiriu recentemente um estudo a óleo do pintor português Domingos Sequeira (1768-1837), que reproduz uma mulher idosa em oração, noticiou o jornal La Tribune de L’Art, no contexto das novas aquisições deste museu francês.

Datado de cerca de 1828, o estudo – pintura a óleo de 34 x 22 cm – pode ser relacionado com outros quadros do pintor presentes no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e em coleções privadas, segundo o galerista franco-português Philippe Mendes, que reservou esta obra para a instituição francesa, durante a Feira Internacional de Paris, em novembro do ano passado. A aquisição, segundo a comunicação do galerista, foi concluída no final de junho.

Formado na Academia de Lisboa, Domingos Sequeira esteve também em Roma de 1788 a 1794, altura em que foi nomeado membro honorário da Academia de São Lucas.

De regresso a Portugal, a sua reputação rendeu-lhe importantes encomendas para igrejas e palácios, desde grandes composições históricas a pinturas de gabinete. Em 1802, foi nomeado primeiro pintor da corte e produziu numerosas obras para o príncipe regente e para a corte.

Também foi ele quem desenhou um serviço de prata oferecido por Portugal ao Duque de Wellington.

Nas costas deste quadro agora comprado pela Fondation Custodia pode ler-se, em português: “O presente óleo sobre tela representando a cabeça de uma velha e estudo de mãos é um original de Domingo António Sequeira que fez parte da coleção do Marquês de Sousa Holstein. Porto 3 de maio de 1836. Recebido pelo Doutor Vasco Valente, Diretor do Museu Soares dos Reis no Porto”.

Este estudo oscilante entre o neoclassicismo e o romantismo é um bom exemplo da síntese que o pintor soube fazer do seu conhecimento da pintura italiana e da pintura holandesa do século XVII.

O jornal La Tribune de L’Art indica que a Fondation Custodia adquiriu igualmente o quadro “Male Nude from the Back”, de Alexis Lemaistre (1852-1932), datado de 1874.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]