LusoJornal / Jorge Campos

Academia do Bacalhau de Lyon tem três novos Compadres

Na sexta-feira, dia 15 de dezembro, a Academia do Bacalhau de Lyon organizou o seu jantar mensal no restaurante “O Delta”, onde foram então recebidos muitos Compadres à volta da Direção da Academia.

Este dia foi muito especial, pois após votação foram nomeados três novos Compadres para aquela Academia: Paulo Escobar, Manuel Marques e José Costa.

«O processo é simples, os candidatos a Compadres têm que participar em três jantares seguidos, e serem apresentados por um Padrinho» explicou ao LusoJornal o Presidente José Proença. «No final, ou seja no quarto jantar onde eles se apresentam, há uma mini reunião com todos os Compadres e onde os Padrinhos apresentam os seus Afilhados, que estão ausentes porque os candidatos não participam, há então um voto que é feito por todos, para se saber, por unanimidade, se os candidatos são aceites ou não».

«A partir daí são considerados como Compadres efetivos se o voto é positivo. Desta vez foi positivo» comentou sorrindo o Presidente da Academia de Bacalhau de Lyon.

Todos os meses, na terceira sexta-feira do mês, a Academia reúne num jantar onde é recolhido um donativo que depois será revertido para uma ação solidária. No próximo jantar, em janeiro, a Academia reúne também as Comadres, as esposas dos Compadres. A data já está marcada e será no sábado, dia 13 de janeiro, mas o restaurante ainda está por escolher.

«Sempre gostei de assistir aos jantares da Academia, e agora muito mais, pois partilhar com os amigos estas tertúlias de amizade e boa disposição, é muito benéfico para mim» comentou José Costa, novo Compadre. «Também aprecio os valores morais e de entreajuda dos membros da Academia e sempre dentro do possível, estarei presente nestes jantares».

 

Academia do Bacalhau de Lyon

José Proença, Presidente

Armando Pereira e Américo Jesus, Vice Presidentes

Joseé Brás e Mickael Santos, Tesoureiros

Norberto Guerrreiro e Mário Almeida, Secretários

Vítor Baptista e António Costa, Carrascos