Activa presta homenagem ao Corpo Expedicionário Português em Lisboa

A associação Activa vai prestar homenagem, esta tarde, ao Corpo Expedicionário Português, junto do Monumento aos Mortos da Primeira Guerra Mundial, na avenida da Liberdade, em Lisboa. A cerimónia vai ter lugar esta segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 16h00.

Numa nota enviada às redações, assinada pelo seu Presidente Hermano Sanches Ruivo, a Activa – Groupe d’Amitié France Portugal des Villes et des Collectivités territoriales – lembra que em 2018 tiveram lugar as cerimónias do Centenário da Batalha de La Lys com o descerramento de uma placa comemorativa na avenue des Portugais, em Paris 16, com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro Ministro António Costa, da Secretária de Estado junto da Ministra francesa da defesa Geneviève Darrieussecq e da Maire de Paris Anne Hidalgo. Lembrou ainda as cerimónias no Cemitério militar português de Richebourg (na presença também de Emmanuel Macron) e junto ao Monumento de homenagem ao soldado português de La Couture.

“Depois destas celebrações no quadro do Centenário da Batalha de La Lys, e do Centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, a associação Activa quis alargar esta homenagem, organizando uma deslocação a Portugal de autarcas franceses e de antigos combatentes franceses, junto do Monumento aos Mortos, em memória dos Antigos Combatentes da Primeira Guerra Mundial” diz a nota da Activa enviada ao LusoJornal.

A delegação francesa vai estar em Portugal durante dois dias, 28 e 29 de janeiro, para prestar homenagem ao Corpo Expedicionário Português. “Vamos ao encontro de Antigos combatentes portugueses para depor uma coroa de flores junto ao Monumento aos Mortos da Primeira Guerra Mundial, na avenida da Liberdade, em Lisboa” explica Hermano Sanches Ruivo.

De França seguem Hermano Sanches Ruivo, Conselheiro de Paris com delegação para as questões Europeias junto do Maire Adjoint com o pelouro das Relações internacionais, e Presidente da Activa, Rosa Macieira Dumoulin, Maire Adjointe com o pelouro dos seniores e dos assuntos europeus em Antony e Vice-Presidente da Activa, Georges Viaud, historiador e Presidente da Delegação de Paris da Liga dos Combatentes Portugueses, Rémy Le Coz, Presidente da secção do 14° bairro de Paris da Federação nacional dos antigos combatentes (FNACA), e Paul Louera, Porta-estandarte da FNACA.

Este grupo prevê encontrar-se com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, com o Embaixador de França em Lisboa Jean-Michel Casa, e com o General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]