Adesão de França e de outros países associados à CPLP é «um contributo valioso»

A Secretária Executiva da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, considerou que a adesão de França e outros Estados ao estatuto de países Observadores Associados da CPLP é «um contributo valioso» para organização.

«O envolvimento desses países na nossa organização será um contributo valioso e poderá reforçar as relações que existem já entre os nossos países e esses Estados e abre a possibilidade de aprofundar a cooperação em várias outras áreas», destacou a responsável da CPLP, à margem da sessão de abertura das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura.

Maria do Carmo Silveira sublinhou ainda que «este interesse revela a visibilidade crescente que a CPLP tem vindo a conquistar» e dá maior visibilidade à língua portuguesa.

A França anunciou na quarta-feira que já apresentou oficialmente a sua candidatura para aceder ao estatuto de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Itália e o principado de Andorra formalizaram igualmente as suas propostas em janeiro.

Atualmente, dez países têm o estatuto de Observador Associado da CPLP: Geórgia, Hungria, Japão, República Checa, Eslováquia, ilhas Maurícias, Namíbia, Senegal, Turquia e Uruguai.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]