AGRAFr organizou o 4º Encontro de Cientistas Portugueses em França transmitido pelo LusoJornal

A Associação dos pós-graduados portugueses em França (AGRAFr), organizou este sábado, dia 10 de outubro, durante a tarde, o 4º Encontro de Cientistas Portugueses em França, com a temática “Desafios tecnológicos e éticos da nova década”.

O evento realizou-se em formato virtual e foi transmitido em direto pela plataforma do LusoJornal.

Na sessão de abertura houve intervenções do Cônsul Geral de Portugal em Paris Carlos Oliveira, do Embaixador de Portugal em França Jorge Torres Pereira e do Presidente da AGRAFr Richard Tavares.

A temática deste 4° Encontro centrou-se na inteligência artificial, sendo a primeira sessão focada no impacto da inteligência artificial na sociedade e a segunda sessão nos desafios éticos e regulamentares da inteligência artificial. A comissão organizadora foi constituída por Virginia Andrade, Leonor Keating, Fernando Vilela e Lia Domingues, que também é Vice-Presidente da AGRAFr.

A primeira sessão abordou “O impacto da inteligência artificial na sociedade: presente e futuro” com intervenções de Isabel Trancoso, Investigadora em IA, INESC-ID/IST; Danilo Delgado, Consultor em Finanças Quantitativas e Luís Lopes Pereira, Diretor Portugal Medtronics.

A segunda sessão teve como tema “Desafios regulamentares e societais: o que nos espera?”, com intervenções da Eurodeputada Maria da Graça Carvalho; Joana Gonçalves de Sá, Investigadora em Data Science and Policy, IST e Eliana Barrenho, Economista em Saúde, OCDE.

A moderação das sessões esteve a cargo de David Mendes da Silva, tradutor e criador do podcast PapaPhD.

O encontro pode continuar a ser visto na plataforma do LusoJornal.

 

https://www.facebook.com/lusojornal/videos/645388006401637