Ana Paula Zacarias e Nathalie Loiseau debatem sobre a Europa na Gulbenkian de Paris

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participará, com a Ministra dos Assuntos Europeus francesa, Nathalie Loiseau, na Conferência «L’Union européenne au-delà du status quo: le défi démocratique», organizada em Paris, pela Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na primeira parte, após as intervenções da Secretária de Estado e da sua homóloga francesa, haverá um debate com a audiência no espírito comum à iniciativa portuguesa «Encontros com os Cidadãos – Portugal na Europa» e francesa «Quelle est votre Europe? – Consultations citoyennes pour l’Europe», em que esta conferência se inscreve.

A Conferência abordará a democracia enquanto pilar essencial dos valores europeus, na perspetiva da UE, como instrumento de consolidação da democracia e na ótica das iniciativas para a reforma democrática da União.

Em Portugal, a iniciativa, designada «Encontros com os Cidadãos – Portugal na Europa», é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Lisboa, e contará também com diversos parceiros: Governos Regionais, Municípios, outras entidades locais, universidades, centros de investigação, escolas e organizações da sociedade civil.

Na apresentação da conferência de Paris lê-se que «a democracia está hoje no centro dos debates desde a refundação da União proposta pela França» e questionam-se «quais as perspetivas na Europa Central e do Sul sobre a reforma democrática da União».

«No final do século XX, com a vaga democrática que se expandiu desde a ‘revolução dos cravos’ em Portugal até à Europa Central e do Sul, a comunidade europeia foi identificada como um elemento essencial de consolidação de democracia. Hoje, é paradoxal que o futuro da União Europeia pareça condicionado pela crise que atravessam algumas das suas democracias», lê-se, ainda, no documento.

Integrado no ciclo de conferências «Debates Cruzados», mediados pelo antigo Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia, Álvaro Vasconcelos, o evento vai contar, também, com a participação do investigador em Sciences Po, Jacques Rupnik e do antigo Ministro e Administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins.

 

Quarta-feira, 25 de abril, 14h30

Fundação Calouste Gulbenkian

39 boulevard de la Tour Maubourg

Paris

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]