ff-handball.org

Andebol: Luka Karabatic não quer ser surpreendido por Portugal

Esta quinta-feira a Seleção Francesa desloca-se a Portugal para defrontar a Seleção Lusa em Guimarães pelas 21h00 no pavilhão Multiusos, num jogo a contar para a fase de apuramento para o Europeu’2020. Um encontro que não vai ser fácil segundo o internacional francês Luka Karabatic.

Depois das vitórias nos dois primeiros jogos do Grupo 6 de qualificação, face à Roménia por 21-13 e à Lituânia por 24-23, Portugal recebe a Seleção gaulesa.

Quanto à França venceu a Lituânia por 42-27 e a Roménia por 31-21.

Em declarações ao LusoJornal, Luka Karabatic (na direita na foto), internacional francês que atua no Paris Saint Germain e irmão de Nikola Karabatic, afirmou que a equipa não vai ser surpreendida pela Seleção Portuguesa.

O que podemos dizer do jogo desta quinta-feira?

É o adversário mais complicado no nosso grupo. As duas equipas vão certamente terminar nos dois primeiros lugares. E também sabemos que podemos assegurar o nosso apuramento já nesta semana. Por isso são dois encontros muito importantes. Temos uma deslocação complicada a Portugal, frente a uma equipa que está a progredir, e que vai ter a vantagem de jogar em casa perante um público que vai ajudar os portugueses. No que nos diz respeito, já não nos vemos há algumas semanas, desde o Mundial, então precisamos de tempo para recuperar automatismos e vamos ter pouco tempo para isso porque jogamos já na quinta. Apenas começámos a trabalhar juntos, todos, nesta terça-feira, então vai ser complicado. Mas claro que vamos dar tudo, queremos mostrar o nosso potencial, jogar bem nesta semana para garantir, no fim destes dois jogos, o apuramento!

Portugal é uma equipa temível?

Eu li uma entrevista do selecionador português que dizia que o único perigo que tem a França é de pensar que a França não pode perder contra Portugal. No fundo a dizer que nós pensamos que não podemos perder frente a Portugal. Mas acho que somos suficientemente inteligentes para não pensar dessa maneira. Sabemos que há excelentes jogadores que jogam em Portugal, nós sabemos que o andebol em Portugal está a evoluir, a progredir, vemos isso nas competições europeias como a Liga dos Campeões. Há clubes muito fortes em Portugal e que fazem bons percursos nas competições europeias, e claro que isso eleva o nível do andebol português, da Seleção. Vai ser um jogo complicado, difícil, e tenho a certeza que Portugal vai ser uma das boas nações de andebol nos próximos anos, recomeçando a disputar as grandes competições e mostrar boas coisas nessas provas. Não nos vamos enganar, conhecemos os jogadores que estão na Seleção portuguesa e não vamos ser surpreendidos. Sabemos a qualidade que Portugal tem e sabemos que vai ser um jogo difícil.

O que sabe do país?

Não conhecemos Guimarães. Teria preferido jogar em Lisboa (risos), mas vamos conhecer Guimarães, é muito bom.