LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Onda de triunfos portugueses na ProLigue

A décima quinta jornada do Campeonato da segunda divisão de andebol, a ProLigue, decorreu com cinco equipas contando com jogadores portugueses ou lusodescendentes. Nesta jornada cinco atletas lusos acabaram por triunfar e um foi derrotado.

O guarda-redes português Ricardo Candeias esteve presente no triunfo do Chartres, em casa, frente ao Grenoble por 34-26. Ricardo Candeias realizou sete defesas nos minutos em que esteve dentro das quatro linhas.

Com este resultado o Chartres continua na liderança agora com 27 pontos, contando apenas com uma derrota desde o início da temporada, enquanto o Nancy está no segundo lugar com 23 pontos.

O Nancy do internacional luso José Costa venceu, em casa, St-Marcel Vernon por 28-27. José Costa apontou três golos. Neste momento o atleta luso do Nancy é o terceiro melhor marcador da equipa com 42 tentos marcados.

Quem também venceu nesta jornada foi o Massy do andebolista luso Nuno Gonçalves, em casa, frente ao Saran por 30-27. Nuno Gonçalves não marcou nenhum golo neste jogo. Nuno Gonçalves representa pela primeira época o Massy.

Os derradeiros portugueses a terem vencido nesta jornada foram o internacional português Tiago Pereira e o lusodescendente Julien da Silva do Sélestat, que derrotou o Limoges por 28-27. No que diz respeito a golos, nem Tiago Pereira, que veste pelo segundo ano consecutivo a camisola do Sélestat, nem Julien da Silva, que foi formado no clube, conseguiram apontar tentos.

Cinco atletas portugueses venceram e um foi derrotado. Hugo Freitas do Cherbourg perdeu por 27-20 na deslocação ao terreno do Créteil. Hugo Freitas representa pela primeira temporada o Cherbourg.

Na tabela classificativa do Campeonato de ProLigue de andebol, o Chartres lidera com 27 pontos, enquanto o Nancy ocupa o segundo lugar com 23. Quanto ao Massy subiu para o sexto lugar com 18 pontos. O Cherbourg permanece na oitava posição com doze pontos, enquanto o Sélestat subiu para o nono lugar com onze pontos.

A décima sexta jornada do Campeonato da segunda divisão de andebol decorre na sexta-feira 15 e no sábado 16 de fevereiro para os atletas portugueses. Na sexta-feira, o Nancy de José Costa desloca-se ao terreno do Nice, o Cherbourg de Hugo Freitas desloca-se ao terreno do Dijon, o Sélestat de Tiago Pereira e de Julien da Silva recebe o Strasbourg, enquanto o Massy de Nuno Gonçalves desloca-se ao terreno do Grenoble. No sábado, o líder, Chartres de Ricardo Candeias, desloca-se ao terreno do Limoges.