LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Para Wilson Davyes «o objetivo é acabar no Top-5»

O início da temporada está cada vez mais perto. Este ano na primeira divisão há quatro atletas lusos: Wilson Davyes no Dunkerque, Pedro Portela no Tremblay, João Moniz e Gonçalo Ribeiro no Pontault-Combault.

O LusoJornal falou com Wilson Davyes (na esquerda na foto), que inicia a sua segunda temporada com a equipa do Dunkerque.

 

Quais são os objetivos do Dunkerque para esta temporada 2018/2019?

Os objetivos passam sempre por estar no Top-5, que dá acesso às competições europeias. Esse é o principal objetivo, mas claro, se podemos fazer algo melhor, vamos fazê-lo é óbvio. Mas por enquanto partimos com esse Top-5 como principal meta.

 

O Paris Saint Germain é imbatível?

Nada é impossível. Este Campeonato é muito competitivo e muito difícil. Apesar do Paris tem ganho nos últimos anos o Campeonato, não tem sido com uma grande diferença em relação ao segundo ou até ao terceiro. Teoricamente o Paris Saint Germain é o favorito, mas tudo é possível. Até o Dunkerque ganhou em 2014. Foi a última equipa a vencer, antes da dominação, da dinastia do Paris.

 

No entanto o PSG ainda não venceu a Liga dos Campeões?

A Liga dos Campeões tem um formato particular. Uma ‘final four’ em que tens dois jogos, meia-final no sábado e final no domingo, tudo pode acontecer. No fim da temporada com todos os jogos já disputados, e tens ali os dois jogos teoricamente mais difíceis na temporada num só fim de semana, não é fácil estar no topo nesse momento. Aí não é o orçamento que vai decidir. Muitas vezes é a equipa menos favorita que ganha. O Paris Saint Germain é sempre favorito, mas no ‘final four’ qualquer um pode vencer e ser um justo vencedor.

 

As lesões já são do passado para o Wilson?

Felizmente sim. Posso dizer que tive um verão tranquilo, que recuperei, e sinto-me bem fisicamente, sem qualquer tipo de mazelas.

 

Uma opinião sobre o Tremblay de Pedro Portela que o Dunkerque venceu por 29-30 num jogo amigável de preparação?

O Tremblay é sempre uma equipa difícil, com jogadores experientes e com um bom Treinador. Em casa é sempre uma equipa a ter em conta. Tenho a certeza que vão fazer melhor do que no ano passado.

 

Este ano são quatro Portugueses na primeira divisão…

É bom sinal para o nosso andebol. Quatro Portugueses sem contar com os estrangeiros que passaram por Portugal e agora estão em França. Acho que em Portugal está a ser feito um bom trabalho de formação. Só espero é que no futuro possam vir mais jogadores. Temos qualidade.

 

A deceção de ter falhado o apuramento para o Mundial com Portugal já passou?

Não há nada a fazer. Agora temos é de tentar melhorar no que não estivemos bem, para tentar alcançar o apuramento para o próximo Campeonato da Europa.

 

O primeiro jogo do Dunkerque no Campeonato é a 5 de setembro, frente ao Istres, recém promovido à primeira divisão de andebol.