Portugal's Fabio Magalhaes (L) in action against France's Vincent Gerard (R) and Luc Abalo (C) during the Men's Handball European Championship 2020 qualification match between Portugal and France in Guimaraes, Portugal, 11 April 2019. JOSE COELHO/LUSA Lusa/José Coelho

Andebol/Paulo Pereira: “Não temos medo, temos expetativas elevadas”

O selecionador português de andebol, Paulo Pereira, assumiu-se sem medo de apresentar expetativas elevadas para o regresso da seleção lusa à fase final de Europeus, em janeiro de 2020.

Portugal estreia-se no Europeu em 10 de janeiro, frente à França, defronta dois dias depois a Bósnia-Herzegovina e encerra o Grupo D em 14, perante a anfitriã Noruega.

“Temos expetativas elevadas e não temos medo delas, embora todos saibamos que o sofrimento é maior quando as expetativas são exageradas e as coisas não correm bem. Temos de ser valentes e fazer com que essa expetativa seja positiva para nós e, depois, teremos o resultado que merecemos”, afirmou o técnico nacional.

A seleção portuguesa iniciou na quinta-feira o estágio final de preparação para o campeonato da Europa, no qual vai defrontar, no Grupo D, a França, medalha de bronze no Mundial de 2019, a estreante Bósnia-Herzegovina e a anfitriã Noruega, finalista no último campeonato do mundo.

“A primeira meta, que já tínhamos antes do sorteio, é passar a primeira fase [qualificam-se os dos primeiros de cada grupo]. Depois, conseguir melhorar o melhor resultado em Europeus, que foi o sétimo lugar obtido em 2000, na Croácia. Sabemos que é muito difícil, mas acredito que podemos fazer algo interessante”, acrescentou Paulo Pereira.

A equipa das ‘quinas’ concentrou-se em Rio Maior, onde vai preparar até segunda-feira a sexta presença na fase final da competição continental de andebol, 14 anos depois da última, tendo recebido a visita do lateral esquerdo Gilberto Duarte, dos Franceses do Montpellier, que vai ficar de fora devido a lesão.

“Sinto que toda a gente chega com um brilhozinho nos olhos, contentes e com orgulho em representar Portugal, e o Gilberto não é exceção. Ele estava triste, porque pelo que fez pela seleção não merecia estar de fora, mas temos de pensar em alternativas e em jogadores mais jovens que possam dar o seu contributo”, vaticinou o selecionador.

Paulo Pereira reiterou o empenho no trabalho, no treino e na preparação da equipa, tendo em vista os três primeiros jogos do Europeu, que vão ser disputados na cidade norueguesa de Trondheim, a fim colher resultados positivos.

“Vamos ter de encontrar um ponto de equilíbrio entre a euforia, de irmos ao Europeu, e a razão, o compromisso e a concentração, para a aplicação do modelo e do plano para os jogos. Não estou ansioso, perdemos tempo se nos centrarmos no resultado, porque temos o que merecemos, pelo que temos de pensar no nosso trabalho”, frisou.

O também lateral esquerdo Alexandre Cavalcanti, que joga nos Franceses do Nantes, apenas vai integrar os trabalhos da seleção no sábado, após recuperar de uma síndrome gripal, perfazendo os 21 convocados para o estágio, dos quais três vão ser excluídos da seleção final.

O campeonato da Europa de andebol vai ser disputado entre 09 e 26 de janeiro de 2020, na Noruega, Áustria e Suécia.