Andebol: Portuguesas à moda ‘francesa’ derrotadas

A Seleção Nacional Feminina de andebol perdeu com a Bielorrússia por 31-23 na primeira jornada do Grupo 3 de qualificação para o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos.

No primeiro jogo do Grupo 3, realizado no DAK Amyntaio, em Amyntas, na Grécia, o conjunto luso resistiu bem na primeira parte, chegando ao intervalo a perder pela diferença mínima, 15-14. Na segunda parte, e após terem empatado a 21 golos, as atletas portuguesas acabaram por ter dificuldades nos últimos minutos, sofrendo seis golos seguidos sem resposta. As pupilas do selecionador português Ulisses Miguel não conseguiram evitar a derrota por 31-23.

Mariana Lopes, Mónica Soares e Patrícia Rodrigues foram as melhores marcadoras de Portugal, com 5 golos cada.

De notar que esta Seleção portuguesa de andebol conta com três atletas que atuam em França, e todas no mesmo clube, o Handball Clermont Auvergne Metropole: a guarda-redes Jéssica Ferreira, e as jogadoras Cristiana Morgado e Beatriz Sousa. Frente à Bielorrússia, Cristiana Morgado e Beatriz Sousa apontaram um golo cada uma.

Portugal com as suas três atletas «francesas» voltam a entrar em campo neste sábado frente à Itália, num jogo a contar para a segunda jornada.

De notar que o primeiro classificado de cada grupo e, ainda, o melhor segundo classificado entre todos os grupos apuram-se para o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos ‘Japão 2019’.

O ‘play-off’ vai disputar-se entre 31 de maio e 6 de junho de 2019 e a Fase Final do Campeonato do Mundo Seniores Femininos terá lugar no Japão, de 29 de novembro a 15 de dezembro de 2019.

O Japão, enquanto organizador, e a França, atual campeã do Mundo, já estão qualificadas para o Mundial de 2019. Os três primeiros classificados do Europeu França 2018 também terão apuramento direto e outras nove seleções vão qualificar-se através do ‘play-off’ europeu.