LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Portugueses na liderança na ProLigue

O Campeonato da segunda divisão de andebol começou nesta sexta-feira 14 de setembro. Cinco equipas contam com jogadores portugueses ou lusodescendentes. A curiosidade? Quatro das cinco venceram nesta jornada inaugural. Era impossível as cinco vencerem visto que duas equipas jogaram entre elas.

José Costa, internacional português, foi o melhor marcador luso, apontando dois golos no triunfo do Nancy por 24-21 frente ao Créteil. Recorde-se que José Costa iniciou a sua segunda temporada com a camisola do Nancy.

O internacional português, Tiago Pereira, e o lusodescendente Julien da Silva integram o plantel do Sélestat que venceu por 30-26 o Nice. No entanto nenhum dos dois atletas lusos conseguiu marcar. Recorde-se que Tiago Pereira veste pelo segundo ano consecutivo a camisola do Sélestat enquanto Julien da Silva foi formado no clube.

O guarda-redes português, Ricardo Candeias, realizou duas defesas no triunfo do Chartres por 34-35 na deslocação ao terreno do Caen. Recorde-se que Ricardo Candeias inicia a sua segunda temporada no Chartres, ele que já passou também pelo Pontault-Combault.

No último encontro, o único jogador português presente dentro das quatro linhas, Hugo Freitas, acabou por perder com o Cherbourg por 21-32 frente ao Massy, que não contou com Nuno Gonçalves. Recorde-se que Nuno Gonçalves vai disputar a sua primeira época com o Massy, ele que no ano passado foi Campeão da segunda divisão com o Istres. Quanto a Hugo Freitas, estreou-se com o Cherbourg, ele que na temporada passada jogou no Belfort.

A segunda jornada da segunda divisão francesa de andebol decorre a 21 e 22 de setembro. Na sexta-feira 21, o Chartres de Ricardo Candeias recebe o Nancy de José Costa pelas 20h00, o Cherbourg desloca-se ao terreno do Nice pelas 20h30, e o Sélestat de Tiago Pereira e de Julien da Silva mede forças com o Strasbourg. No sábado 22, o Massy de Nuno Gonçalves recebe o Caen pelas 20h00.