Aniversário: Quarenta anos de existência da associação Estrelas Douradas de Lyon 6

No sábado dia 9 de novembro, a associação Estrelas Douradas de Lyon 6° organizou o seu Festival de folclore e pela mesma ocasião também festejou o seu quadragésimo aniversário de existência, já que se iniciou no ano de 1979, precisamente neste mês de novembro.

A sala de festas Jean Cotty em Vaise acolheu perto de oito centenas de pessoas que durante a tarde desse dia apreciaram as passagens em palco de vários grupos de folclore vindos de toda a região Rhône-Alpes. Participaram os grupos de Caluire, St Galmier, St Etienne, Ponte da Barca, St Maurice, Chapelle de Guinchay, Bron, Ternay e finalmente o grupo da casa, Estrelas Douradas de Lyon 6°. Pela noite foram servidas castanhas assadas, caldo verde e outras especialidades portuguesas seguindo o baile animado pelo Dj Mário Ritmo.

Estiveram presentes nesta festa de aniversário vários autarcas locais de Lyon 9° Vaise, entre eles o Maire M. Bouchard e a Adjunta com o pelouro das associações Mme Myriam. Destacou-se também a presença do Cônsul Geral de Portugal em Lyon Luís da Câmara Brito que felicitou a Direção da associação e os seus membros, pela imagem e esforço realizado nesse dia e por toda a organização do Festival. Também esteve presente o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima, assim como vários representantes das instituições bancárias presentes na cidade de Lyon, como por exemplo a CGD representada pelo seu Diretor, assim como pelo Diretor do Santander Totta em Lyon, sendo eles os principais patrocinadores deste evento.

“Estamos muito felizes por tudo o que se tem feito no seio desta associação que foi a segunda a ser fundada na cidade de Lyon. O folclore é a nossa principal atividade durante todo o ano com a participação em Festivais na região Rhône Alpes” disse Belmiro Cunha, Presidente desta coletividade. “Também organizamos encontros com jantares festivos, como por ocasião do S. Martinho, com as tradicionais castanhas assadas, e em fevereiro o S. Valentim, o ‘santo dos namorados’. Aqui temos sempre um grande convívio onde as senhoras da associação fazem questão de elaborarem os jantares com ementas da nossa gastronomia regional e típicas, onde sempre é proposto o ‘Bacalhau à Lyon 6’ já muito conhecido na região” concluiu o Presidente Belmiro Cunha, visivelmente satisfeito com o decorrer da festa de aniversário e do Festival de folclore.

O festival fechou as atividades da associação para o ano 2019.