Apresentação do livro “Partir pour une vie meilleure” de Amélie Diogo de Ascenção no Consulado de Lyon


A escritora Amélie Diogo de Ascenção vai participar num encontro, seguido de uma sessão de dedicatórias sobre o livro “Partir pour une vie meilleure” (edições Les 3 Colonnes).

Natural de Juncais, Fornos de Algodres, a autora acompanhou os pais na viagem para França quando tinha apenas 7 anos de idade.

Cinquenta anos depois, “Partir pour une vie meilleure” presta homenagem ao pai, Fernando, e à mãe de Amélie Diogo de Ascenção que ficou sozinha com cinco filhas, durante dois anos. Trata-se, pois, de uma história familiar.

Este primeiro livro de Amélie Diogo de Ascenção, tem interesse histórico, levando o leitor a mergulhar na história de uma família de Portugueses em França, desde os casamentos das irmãs, à própria evolução social e familiar da família.

“Eu não tenho a cultura portuguesa, mas sim a francesa, a minha formação literária e profissional é francesa, quando eu estava em atividade fui secretária de direção” explica a autora. “Eu gosto muito de escrever, mas em francês, por isso escrever este livro em francês foi fácil, mas, claro, relato os fatos da minha família portuguesa”.

O evento vai ter lugar na quinta-feira, dia 14 de dezembro, entre as 9h00 e as 13h00, no Consulado Geral de Portugal em Lyon, 71 rue Crillon, em Lyon 6.