LusoJornal / Jorge Campos

Arcos de Valdevez assinou Protocolo de Geminação com Décines

No sábado passado, dia 9 de junho, os municípios de Décines-Charpieu (69), nos arredores de Lyon, e Arcos de Valdevez, assinaram um Protocolo de Geminação que passa a uni-los em futuras ações culturais e intercâmbios sociais e económicos.

O Salão de Honra da Mairie de Décines acolheu a delegação vinda de Portugal, liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, e pela Vereadora Belmira Reis. A Maire de Décines, Fautra Laurence, acolheu os convidados, com os demais autarcas da cidade, nomeadamente António da Silva que tem o pelouro da Cultura, Thibaud Darbon e Denis Djorkaeff. Neste espaço teve lugar a cerimónia mais protocolar da assinatura do Protocolo de Geminação.

Mais tarde, já no Parque da Mairie, foi assinado o documento final que passa a unir as duas localidades, na presença de outros representantes municipais. Décines já esta geminada com Montsummano Terme, na Toscana italiana e com uma localidade da Arménia, que justificou aliás a presença do Cônsul da Arménia em Lyon.

Neste evento estiveram também presentes o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, o antigo Maire de Décines, Pierre Credoz, o Deputado Carlos Gonçalves, o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima e vários dirigentes associativos portugueses da região de Lyon.

«Tive muita honra em participar neste acontecimento. Tenho muito orgulho no que aqui se passou, tenho a felicitar os Presidentes da Câmara destes países pois tudo isto é a Europa, tudo isto representa amizade e intercâmbios sociais e económicos para o futuro» disse ao LusoJornal o Cônsul Geral Luís Câmara.

«Estou muito feliz, e os ‘décinois’ estão felizes comigo, pois o que aqui acontece hoje é o culminar de um trabalho de preparação de há dois anos. Em setembro passado, após uma visita a Arcos de Valdevez, foi tomada esta decisão que hoje se concretiza. O Presidente João Manuel Esteves e toda a sua equipa souberam-nos convencer, com o seu amor à terra, de todas as possibilidades de intercâmbios futuros» disse a Maire Fautra Laurence. «Agradeço também todo o trabalho de toda a equipa municipal, em especial António da Silva, pois foi graças a ele que conhecemos esta linda terra, e os seus simpáticos habitantes e autarcas».

No decorrer deste dia houve vários festejos, animações, almoço e jantar e a presença do grupo de folclore português «Os Amigos de Décines» que animou parte do dia.

As crianças francesas e portuguesas das escolas de Décines prepararam e apresentaram cantigas tradicionais em português, como por exemplo a «Tia Anica de Loulé», ou o «Papagaio Verde», entre outras. Foram muito aplaudidos pelo público presente.

A Filarmónica de Décines acompanhou as canções das crianças, e tocou também os hinos nacionais de Portugal, França, Itália e Arménia.

Décines situa-se a este do «Grande Lyon» onde a Comunidade portuguesa reside e trabalha participando ativamente na atividade social e económica da cidade.