Armando Pereira: o minhoto que fez fortuna em França

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

O multimilionário Armando Pereira, cofundador da gigante Altice, em França, nasceu em 1952, em Guilhofrei, uma freguesia no concelho de Vieira do Minho, e veio para França nos anos 60, ainda menor de idade, em busca de melhores condições de vida. Trazia dois contos no bolso.

Armando Pereira começou a trabalhar com apenas 11 anos de idade, antes de emigrar, sobretudo no campo ou como ajudante de comerciantes nas feiras. Em França começou por ser servente nas obras, canalizador nas obras públicas e depois passou a instalar cabos de telefone numa empresa de telecomunicações.

Vinte anos depois de ter chegado a França, demitiu-se da empresa onde trabalhava e instalou-se por conta própria, com um empréstimo bancário de 78.600,00 euros do Crédit Agricole.

A primeira empresa de Armando Pereira chamava-se Sogetrel e tinha sede social em Thaon-les-Vosges, a poucos quilómetros de Epinal. Aproveitando o desenvolvimento da televisão por cabo, Armando Pereira foi ganhando contratos e a Sogetrel tornou-se na maior fornecedora da France Telecom.

Em 1999, Armando Pereira já era milionário e vendeu a Sogetrel a um banco holandês ABN AMRO, por cerca de 42,5 milhões de euros.

Logo no início do século XXI associou-se a Patrick Drahi, os dois juntaram 60 milhões de euros e fundaram a Altice, com sede no Luxemburgo. Patrick Drahi já tinha a nacionalidade israelita, francesa e marroquina, mas adquiriu entretanto a nacionalidade portuguesa por ser descendente de judeus sefarditas expulsos de Portugal no século XVI.

A Altice começou por concentrar os operadores de telecomunicações por cabo, comprou a Numericable e a SFR e hoje detém cerca de 99% dos atores no mercado francês do cabo!

Mas foi alargando as suas atividades também às empresas de comunicação, media e publicidade. Em França detém por exemplo a BFM TV, a rádio RMC, o canal de televisão Discovery, o jornal Libération, entre muitos outros.

Em Portugal, e por influência de Armando Pereira, a Altice comprou a Portugal Telecom e tentou comprar a TVI.

O cofundador do grupo Altice, Patrick Drahi, comentou em agosto deste ano, depois de tomar conhecimento da investigação judiciária na Altice Portugal, que “foi um choque e uma grande deceção para mim”. Patrick Drahi diz-se “traído” por Armando Pereira.

Armando Pereira, que também tem casa na Suíça, esteve até agora preso preventivamente em casa, em Guilhofrei, com pulseira eletrónica e vai agora poder pagar uma caução de 10 milhões de euros para voltar à liberdade.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]