LusoJornal / Jorge Campos

Arraial português animou “Trévoux Plage”

No sábado dia 7 de julho, a Associação cultural desportiva portuguesa de Trévoux (69) organizou, em parceria com o Comité de Festas da Mairie daquela cidade, a terceira edição do “Trévoux Plage”.

Junto às margens do rio Saône, que banha esta cidade, a Associação portuguesa criou um ambiente de festa bem à portuguesa, onde não faltaram especialidades gastronómicas portuguesas, propostas tanto a Franceses como a Portugueses.

“Este é o terceiro ano em que nós, enquanto associação, participamos neste evento da Mairie de Trévoux. Fizemos tudo para criar aqui uma Festa e um Arraial à portuguesa, neste dia de verão” disse Téfanny Ribeiro, Secretária da Direção, ao LusoJornal. “Tivemos carnes assadas, e a famosa carne de vitela, também assada na brasa, acompanhada com legumes, e não faltou o bom vinho e a cerveja portuguesa no nosso bar. Foi mais um sucesso, pois cerca de cento e sessenta jantares foram servidos nesta noite”.

No final o Dj português Alvez fez viajar o público pela música popular e selecionou música de baile tipicamente portuguesa e folclore.

A comunidade francesa participou em grande número, não só para provar os pratos portugueses, mas também para dançar. De ano para ano, parece apreciarem ainda mais o ambiente do Arraial. Muitos esperavam assistir à participação de um ou dois grupos de folclore, como aconteceu nos anos anteriores, mas a organização argumenta que não foi possível encontrar nenhum grupo disponível neste fim de semana, dado o número importante de Festivais folclóricos portugueses na região do grande Lyon.

A Associação cultural desportiva portuguesa de Trévoux vai organizar, no dia 22 de julho, o seu último evento antes das férias de verão. Trata-se de um encontro no estádio Chamalan, em Trévoux, para uma Sardinhada que terá início ao meio dia, com baile no fim da tarde.

Após as férias, está já anunciado o Magusto de S. Martinho, em novembro, e a Passagem de Ano, em dezembro.