Activa

Associação Activa promoveu geminações entre França e Portugal no Salon des Maires

Entre os dias 19 e 21 de novembro, a associação Activa, Grupo de Amizade França Portugal das Cidades, “composto por autarcas interessados pelas ligações entre os dois países”, participou, com um stand, na 102° edição do Salon des Maires et des Collectivités Territoriales que teve lugar no Parque das Exposições de Paris Porte de Versailles.

O stand da Activa foi inaugurado no primeiro dia. O Presidente Hermano Sanches Ruivo acolheu o Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, e o Cônsul Geral Adjunto, João de Mello Alvim, entre muitas outras personalidades.

Este ano, a Activa fez a promoção de mais de 230 geminações e cooperações entre localidades francesas e portuguesas. Foi pois um stand dedicado essencialmente às localidades já geminadas, mas também àquelas que procuram projetos de cooperação.

“A Activa é uma associação constituída essencialmente por eleitos lusodescendentes que querem fazer a ponte entre Portugal e a França através das geminações” garante ao LusoJornal Carlos Soares, membro da Activa. “Temos nas nossas equipas essencialmente autarcas franceses – porque nós somos autarcas franceses – mas a nossa portugalidade faz com que queremos estabelecer esses laços entre Portugal e a França através das geminações, propondo uma ‘caixa de ferramentas’ que possa ajudar as autarquias de Portugal que procuram uma geminação, mas também as francesas”.

“36.000 localidades francesas passam por aqui durante o Salão, e nós estamos aqui porque temos coisas para lhes dizer. Var ser difícil ver as 36.000, mas ver aqueles que estão interessados nestas geminações e provar que temos esta associação que os ajuda” diz Carlos Soares ao LusoJornal.

“A maior parte das pessoas que acolhemos aqui desde o primeiro dia são autarcas, mas também Diretores de serviços” diz por seu lado Dina Sanches, a representante da rede Aldeias do Xisto em França. “E são diferentes níveis de municípios, desde o pequeno município de sul de França com 400 habitantes, até à cidade de Ossegor que também passou por aqui, que está interessada por uma geminação com Penique”.

A rede Aldeias do Xisto quer promover a região junto do mercado francês e por isso, associou-se à Activa para partilharem o mesmo stand no Salon des Maires. “Entramos primeiro com o turismo. Esta amostra que temos aqui desta aldeia típica de xisto, neste ambiente verde preservado de Portugal, chama logo a atenção, culturalmente, do público francês. Eles estão à procura de um território autêntico, genuíno, e as Aldeias do Xisto têm tudo isso para oferecer, é um território que é pouco conhecido” diz Dina Sanches apontando para os painéis com imagens da região. “A porta de entrada dos Franceses em Portugal é sobretudo Porto, Lisboa e Algarve, o interior de Portugal muito menos. Eles precisam de ser promovidos, de estar em destaque com estas infraestruturas, com esta oferta, que é muito procurada. Hoje em dia, este tipo de território acaba por ser um luxo, este sítio, com este ambiente, esta calma, longe da confusão da cidade e com uma conecção diferente com a natureza, tudo isto é procurado agora”.

“A nossa função é mesmo essa, aconselhar e trazer os elementos mais favoráveis para que as geminações sejam geminações na realidade. As coisas estão a mudar, mas no passado havia aquelas geminações porque era simpático estar geminado” diz Carlos Soares referindo-se por exemplo à geminação entre Créteil e Louré – “falo de Loulé porque nasci em Loulé” – mas complementa que “esta era uma geminação que estava no papel, não havia ações nenhumas, nem culturais, nem económicas”.

“Como sabe, Portugal está na moda, porque há muitos Franceses reformados que vão para Portugal e isso faz com que os Presidentes de Câmara, os Maires, pensem que uma geminação é interessante. E é mesmo interessante”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]