Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin está fechada mas sem dificuldades financeiras

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Desde o dia 15 de março que a Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin (ACPF), nos arredores de Lyon, tem as portas dos seus locais fechadas e todas as atividades e eventos foram anulados. As instalações da associação são propriedade da Mairie de Feyzin e estão situados no parque da Europa, perto do “Château” de Feyzin.

“Ainda estivemos abertos uns dias no mês de julho, mas tivemos que respeitar as regras Sanitárias na sua totalidade. Todos nós compreendemos, assim como os nossos sócios, que estas regras têm de ser respeitada na sua totalidade” disse ao LusoJornal o Presidente Pedro da Cruz.

A ACPF tem como principais objetivos, a cultura e o recreio. Durante o ano promove encontros, conferências e exposições, onde a cultura portuguesa é posta em destaque, como as comemorações, no mês de abril, da Revolução dos Cravos, costuma projetar filmes temáticos, seguidos de debates, faz a promoção e apresentação de obras literárias, de escritores portugueses contemporâneos e todos os anos, em parceria com a Épicerie Moderne, organiza a já famosa Noite de Portugal, com um cantor vindo de Portugal. Este ano estava previsto um concerto com Luisa Sobral, que os organizadores garantem que se manterá agendado, para o próximo mês de marco de 2021, se a pandemia o permitir.

“Financeiramente não temos grandes problemas. Nós temos um subsídio anual da Mairie de Feyzin e também a cedência dos locais, despesas de funcionamento e toda a logística necessária, quando organizamos as nossas festas ao ar livre, como por exemplo o nosso Festival de folclore e a Noite de S. João” diz Pedro Cruz. “A nossa agenda para 2021 está preenchida, com o aniversário do 25 de Abril, com a projeção do filme ‘O Cônsul de Bordeaux’, a Noite de S. João, o Festival de folclore para o início do mês de julho e ainda a participação na Bienal da dança de Lyon em parceria com a Mairie de Feyzin, porque neste evento está previsto vir um grupo de dança de Gondomar, cidade com a qual Feyzin tem uma geminação. Depois das férias temos agendado um Jantar dos sócios e o S. Martinho”. Resta agora saber se a pandemia de Covid-19 não vem, como aconteceu em 2020, alterar toda esta programação.

“Estava previsto que a autarquia nos disponibilize novos locais, pois os locais onde estamos atualmente, no Parque da Europa, vão ser demolidos, para novos projetos de construção. Mas visto tudo isto, teremos que esperar alguns anos para termos os novos locais definitivos” informou ao LusoJornal o Tesoureiro da ACPF de Feyzin, José Ferreira.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]