Associação de geminação de Brive-la-Gaillard e Guimarães organizou evento cultural



No fim de semana do 25 e 26 de novembro, na Sala do Teatro municipal e numa sala de espetáculos, a Mairie de Brive-la-Gaillarde recebeu uma Banda de Música de Guimarães e uma Harmonia que foi recentemente premiada com o segundo prémio num concurso em Espanha, vinda da vila de Pevidém, perto do Porto.

Acompanhavam a Banda, a Vereadora com o pelouro da cultura da Câmara municipal de Guimarães, Adelina Pinto, e Fátima Bastos, responsável de Relações públicas da mesma autarquia, que tiveram reuniões de trabalho com o Maire de Brive, Fréderic Soullier, e parte da sua equipa municipal.

Os espetáculos foram organizados pelo Presidente da Associação de geminação entre Brive-la-Gaillarde e Guimarães, José Nunes, em parceria com a Mairie de Brive, na pessoa do Adjunto à cultura, Philipe Lescure.

“Após longos anos de ‘inatividade’, a Associação tem atividades com uma frequência bianual que nos leva a encontros culturais e intercâmbios entre as populações” disse José Nunes ao LusoJornal.

A Associação foi fundada no dia 24 de setembro de 1993, e durante muitos anos sempre houve visitas e encontros de confraternização entre as populações das duas autarquias, a portuguesa e a francesa.

No ano de 2018, a Região e a Municipalidade de Brive-la-Gaillarde organizaram um grande evento no período estival, uma Semana de Portugal com muitas atividades culturais, gastronómicas e também a exposição e venda de artesanato regional do norte de Portugal, assim como vinhos das regiões do norte e do Douro vinhateiro.

A Associação de geminação é composta pelo Presidente José Nunes, a Secretária Eglantine Nunes e a Tesoureira Susana dos Santos, que estão em relação com a equipa municipal para a programação dos futuros eventos em relação com a geminação.

“A população portuguesa na região de Brive é muito numerosa e isto desde os anos 70, e os setores de atividade que mais deram emprego à Comunidade portuguesa durantes estes anos que passaram, foram a construção, a agricultura, e a indústria” disse José Nunes ao LusoJornal.