Associação dos Portugueses do Mónaco festejou o seu 29° aniversário


A Associação dos Portugueses do Mónaco celebrou no domingo passado, dia 16 de fevereiro, na localidade de Roquebrune-Cap-Martin, na periferia do Mónaco, o seu 29º aniversário.

O aniversário foi comemorado por José da Costa, Presidente da Associação, acompanhado de dezenas de aderentes, com a presença de Jean-Louis Dedieu, 1er Maire-Adjoint com o pelouro do Urbanismo, Cultura e Comunicação na Mairie de Roquebrune-Cap-Martin, acompanhado de alguns eleitos que prestigiaram este evento com a sua presença. Percorridas algumas ruas da cidade com os dançarinos do rancho folclórico em trajos tradicionais e acompanhantes, a festa prosseguiu na sala Tessarolo desta localidade, onde o evento foi celebrado com as especialidades portuguesas e um grande bolo de aniversário.

A Associação dos Portugueses do Mónaco, que conta com cerca de 200 membros de todas as idades, foi fundada por José da Costa, originário de Taipas, Guimarães, empresário português que se estabeleceu no Mónaco em 1979. Juntamente com a esposa Balbina, foram idealizadas e traçadas as primeiras linhas para fundarem a associação, em 1996, justamente com o objetivo de divulgar e perenizar as tradições portuguesas e os seus valores, já lá vão 29 anos.

De entre os vários acontecimentos promovidos pela associação, ocupa um lugar preponderante o “Festival International de Folklore Portugais”, que este ano se realizará nos dias 7 e 8 de junho, no parque de estacionamento Jean-Gioan. Trata-se de um acontecimento incontornável, organizado durante dois dias, em Roquebrune-Cap-Martin, que conta com a presença de vários Grupos convidados, vindos de vários pontos de França ou de Portugal (no ano passado mesmo da Suíça), que se juntam à Associação Folclórica dos Portugueses de Mónaco para participarem nesta manifestação que contempla desfiles em trajos regionais, jogos tradicionais, concertos e danças, o todo acompanhado de especialidades culinárias portuguesas.