Associação Macôn Portugais juntou cerca de 800 pessoas no Jantar anual de gala

Cerca de 800 pessoas participaram, no sábado 8 de dezembro, no Jantar de Gala anual da Associação Macôn Portugais que teve lugar no Parque das Exposições da cidade de Macôn, na Saône-et-Loire. Mais uma vez foi um grande sucesso e alguns dos participantes vieram de longe, alguns vieram mesmo com viagens organizadas de autocarro.

O Maire da cidade Jean-Patrick Courtois e o Adjoint Hervé Reynaud, assim como o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima, marcaram presença, assim como representantes de várias empresas e outras personalidades.

O público pode assistir a um espetáculo animado pelo grupo Alma Latina de Macôn, que contou também com a participação de artistas vindos de Portugal: Norberto Ferreira, Nelo Monteiro e suas bailarinas e o famoso Augusto Canário e seus músicos. Foi uma noite bem animada. A Direção estava muito contente, tiveram que recusar mais de 200 pessoas por falta de espaço. As inscrições já estavam encerradas há um mês.

O Presidente Belmiro Palavaz e o Vice Presidente Antero Pacheco aproveitaram a presença do Maire para lhe pedir a cedência de um espaço maior para o jantar do próximo ano, para poderem acolher mais pessoas.

O Cônsul Geral tomou a palavra para agradecer o convite para estar presente no Jantar de Gala e felicitar a coletividade pela iniciativa que permitiu reunir numa festa anual próximo da época do Natal tantas famílias portuguesas e amigos, «com uma forte ligação a Portugal e às nossas tradições e cultura».

Luís Brito Câmara reiterou a importância da Comunidade portuguesa na região «para manter os seus laços com Portugal, dignificando o nome do nosso país e mantendo as suas associações». Sublinhou que «a Comunidade portuguesa na região honra Portugal com o seu trabalho, dedicação e esforços e que tem contribuído para o desenvolvimento económico e social da França».

No final, toda a Direção estava muito satisfeita pela forma como tudo decorreu. As pessoas também estavam encantadas dizendo que para o ano voltariam a estar presentes.

A Associação tem como principais atividades o folclore, com o rancho «Os Lusitanos de Macôn», e o futebol com o «Sporting Club de Macôn».

A próxima atividade desta associação será o grande Torneio de futebol de sala.