O Sol de Portugal

Associação o Sol de Portugal faz “passeios-leitura” em Pessac

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A associação O Sol de Portugal organiza regularmente passeios com leituras e esta sexta-feira, para comemorar os 103 anos da Batalha de La Lys, as leituras tiveram a ver com a participação de Portugal na I Guerra mundial.

Nesta reportagem realizada para o LusoJornal pela equipa da rádio Os Latinos 33, coordenada por Vítor Santos, os membros da associação tiveram de se dividir em dois grupos para respeitar as regras sanitárias devido à pandemia de Covid-19.

Habitualmente, e para comemorar os 40 anos da associação, os passeios servem para ler textos, ao ar livre, que foram publicados no livro “Secrets d’étoffes et d’histoires” que a associação editou recentemente com testemunhos de imigração (não apenas de Portugueses). São leituras contadas na primeira pessoa, durante um passeio, vivenciadas por membros da associação.

Desta vez, no dia em que se comemorava a Batalha de La Lys, impunha-se ler textos relacionados com a I Guerra Mundial e com a participação dos Portugueses na frente da Flandres francesa. Até porque a associação tinha previsto fazer uma cerimónia junto ao Monumento aos Mortos pela França em Pessac, e foi anulada devido ao confinamento.

Maria Luísa Arnaud leu um texto que escreveu sobre o avô que participou na I Guerra mundial e leu um outro texto baseado no prefácio do livro “O sacrifício do Comandante Xavier da Costa durante a Grande Guerra” que lhe foi oferecido pela Câmara municipal de Viana do Castelo em 2018. Nessa altura, Maria Luísa Arnaud esteve em Viana com o marido realizador Raymond Arnaud (entretanto falecido) para preparar um filme, e recebeu também, como presente, uma cópia do “Relatório do Batalhão 29, do 9 de abril de 1918”.

Isabel Vincent leu um texto de António Lourenço Barbosa, avô de uma associada da associação, que “participou nesta Guerra de 14-18 e que teve a sorte de regressar a Portugal”.

Estava presente Jorge Silva, em representação do Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes, e estava também presente um jornalista do jornal Sud Ouest.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]