Associação Portuguesa de Feyzin tem nova Direção e tenta sair da crise

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No domingo passado, dia 29 de janeiro, foi apresentada a nova Direção da Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin (ACPF) e Carlos Moreira é o novo Presidente eleito em Assembleia Geral pela massa associativa.

Com Carlos Moreira, foram também eleitos Lúcia Lopes (Secretária), Maria Ferreira (Vice-Secretária) e Sandra Andreia (Tesoureira).

A associação teve muitas dificuldades nestes dois últimos anos, a acrescentar às dificuldades criadas anteriormente pelas restrições sanitárias causadas pela Covid-19. Depois de uma atividade quase total, segue-se um período, ultimamente, com pouca frequência da associação.

A ACPF tem uma imagem cultural muito positiva na região de Lyon. É uma grande associação, organiza atividades culturais durante todo o ano, desde debates e conferências, a espetáculos musicais. Aliás, a qualidade dos concertos organizados, são sobejamente conhecidos, desde concertos de fado até outros géneros musicais, em parceria com a conhecida sala de espetáculos municipal, a Epicerie Moderne, para a já famosa “Nuit du Portugal”.

“Eu e a minha equipa temos como objetivo a continuidade, mas também temos algumas novidades. Muito em breve, no dia 19 de fevereiro, a partir das 14h00, na sede da associação, convidámos um grupo de cantares tradicionais de Portugal, que vai interpretar em público as Janeiras de várias regiões de Portugal” explicou Carlos Moreira ao LusoJornal. “Mais tarde, no dia 10 de março, vamos organizar um serão com jantar, exclusivo para as mulheres, sócias e não sócias. Nós já temos a nossa agenda de eventos preenchida até ao fim de julho”.

Na agenda de eventos da ACPF para este ano, consta ainda que no dia 1 de abril, em parceria com a Epicerie Moderne, haverá um espetáculo de canção portuguesa com a presença de Catarina Salvado, cantora lusodescendente, seguido do tradicional jantar dos sócios e amigos da associação. Este é um evento habitualmente organizado para celebrar o aniversário do 25 de Abril. Está prevista a projeção do filme “Le Consul de Bordeaux”, realizado por João Correia e Francisco Manso, que retraça a vida do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, que, durante a II Guera mundial, em posto em Bordeaux, facilitou a fuga de milhares de pessoas, muitas delas judias, salvando-lhes a vida.

No mês de junho será festejado o S. João com eventos tradicionais e populares, e logo de seguida, a 9 de julho, vai ser organizado o Festival internacional de folclore.

“Eu estou em França desde 1994, e vivo há 19 anos em Feyzin. Tenho grande motivação para promover e salvaguardar a cultura portuguesa e aceitei o convite do Presidente, integrando a sua Direção como Secretária” disse Lúcia Lopes. “Estou muito contente porque na votação houve quase unanimidade para que esta equipa possa dirigir a associação durante os próximos três anos”.

Por seu lado, Sandra Andreia disse ao LusoJornal que “eu nasci em França há cerca de 34 anos, mas vivi a maior parte da minha vida perto de Paris. Agora, há 3 anos que vivo em Feyzin, mas como tenho uma grande experiência do meio associativo, quando vivi em Aubervilliers, onde viviam também os meus pais, e fui membro do grupo folclórico, fazendo também parte da Direção. Então, aceitei com alegria o convite do Presidente, e também a responsabilidade de Tesoureira da Direção”.

“Eu não podia deixar que a associação corresse o perigo de extinção, e a Mairie de Feyzin também não o desejava. Então pedi ao Carlos Moreira, que já tinha dado provas de ser um bom dirigente, há décadas atrás, quando participou como Tesoureiro na Direção dessa altura. Penso que hoje está tudo reunido para que a nossa associação possa de novo existir, como já aconteceu pelo passado, em boas condições. Hoje ainda, a Mairie dá-nos os locais e custeia todas as despesas de funcionamento” disse a Vice-Secretária Maria Ferreira.

Feyzin situa-se a sul da cidade de Lyon, muito perto da “autoestrada do Sol”, do famoso “corredor da química” e das refinarias petrolíferas, onde vive uma numerosa Comunidade portuguesa desde os anos 60.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]