LusoJornal / Jorge Campos

Associação portuguesa de Lyon 6° está sem nenhuma atividade desde março

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

A Associação portuguesa de Lyon 6° está sem nenhuma atividade devido à pandemia de Covid-19 desde março, respeitando as regras sanitárias e os critérios de confinamento.

Fundada em 1978, esta é a mais antiga associação portuguesa da região de Lyon. Há dois anos que completou 40 anos de existência! Conta hoje com cerca de 60 famílias inscritas e tem como principal atividade a salvaguarda das tradições e dos valores do folclore minhoto. São cerca de 40 elementos que fazem viver esta atividade.

“As nossas principais atividades durante o ano têm sempre como objetivo reunirmos os nossos sócios e amigos em eventos recreativos e de convívio” explica ao LusoJornal Belmiro da Cunha, Presidente da coletividade. “Durante o ano costumávamos reunir todos os sábados para os ensaios e também para momentos de convívio com cantares ao desafio e outras brincadeiras”.

O grupo chama-se Rancho folclórico Estrelas Douradas de Lyon 6°.

“Já tivemos alguns casos de Covid-19 no seio dos nossos membros, mas hoje encontram-se bem. Agora estamos completamente fechados, mas mantemos contactos pelo telefone desde fins de fevereiro”.

Belmiro da Cunha explica que a associação não tem dificuldades financeiras. “Temos ajuda da Mairie de Lyon 6. Temos os locais e as despesas de funcionamento, ou seja, água, luz e gás totalmente gratuitos” diz ao LusoJornal.

Além do Festival de folclore previsto para junho, a associação costuma organizar várias atividades durante o ano, como jantares dos sócios, a Noite de S. Valentim e o Magusto de S. Martinho. “No verão fazemos sempre uma viagem de turismo cultural até ao sul da França” concluiu Belmiro da Cunha.

O grupo de folclore continua a trabalhar e a preparar-se para a próxima época de verão, para participar nos festivais de folclore que se realizam na região. “Cerca de quinze grupos rivalizam dos melhores trajes e as melhores cantigas e músicas. São várias as regiões de Portugal que aqui estão representadas, mas o Minho é a principal, pois são dessa região que são oriundos o maior número de pessoas residentes no grande Lyon.

 

Associação portuguesa de Lyon 6°

100 rue Boileau

Lyon 6°

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]