Associação portuguesa de Pontault-Combault auditada na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa


O Deputado socialista eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco, presidiu esta sexta-feira, em Paris, à reunião da Subcomissão das Diásporas e Comunidades da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, para a qual convidou a Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault (APCS).

A reunião teve como tema em audição “A Importância do Associativismo na Integração das Diásporas” e os representantes da APCS foram Cipriano Rodrigues e Anabela Lopes, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Direção.

“Foi uma grande honra estar presente nesta reunião a fim de representar a APCS e poder falar da emigração da Comunidade portuguesa e franco-portuguesa” disse Cipriano Rodrigues ao LusoJornal. “Pude apresentar o nosso trabalho quotidiano para ajudar o povo português e franco-português, pude falar da integração dos nossos compatriotas a nível local, assim como das ações que temos levado a cabo na associação”.

Cipriano Rodrigues e Anabela Lopes destacaram o apoio da Mairie de Pontault-Combault, “que trabalha ao nosso lado, desde o início da criação da associação”. Destacaram também o apoio da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), do Consulado-Geral de Portugal em Paris e da Embaixada de Portugal em França.

“Para mim foi a primeira vez. Foi uma experiência muito enriquecedora, que nos deu a conhecer junto de outros Deputados europeus e foi sobretudo um reconhecimento do nosso trabalho enquanto associação e enquanto voluntários há 50 anos” confessou Cipriano Rodrigues. “Tenho muito orgulho de representar esta associação e uma parte da Comunidade desta bonita cidade de Pontault-Combault. Espero ter deixado uma boa impressão e que esta aventura se renove”.

Para esta reunião, Paulo Pisco convidou também o responsável do Gabinete para a Integração de estrangeiros e combate ao racismo no Cantão de Vaud, na Suíça.

Durante a tarde, o Deputado português que preside a Subcomissão das Diásporas, apresentou os resultados da reunião em que participou do Comité da Sociedade Civil para os Direitos das Crianças sobre a deportação de crianças ucranianas para a Federação Russa ou para territórios temporariamente ocupados.